Fechar
GP1

Mundo

Governo da Turquia demite mais de 10 mil funcionários públicos

Decreto também determinou o fechamento de 15 meios de comunicação.

  • Foto: StringerPoliciais se rendem após tentativa de golpe em 2015Policiais se rendem após tentativa de golpe em 2015

As autoridades da Turquia demitiram mais de 10 mil funcionários públicos desde o início das investigações sobre a tentativa de golpe de Estado registrada em julho do ano passado. De acordo com o G1, dois decretos também anunciaram o fechamento de vários meios de comunicação pró-curdos.

Segundo os decretos publicados no Diário Oficial do país, um total de 10.131 funcionários do Estado, principalmente dos ministérios da Educação, Justiça e Saúde, foram despedidos. Outros funcionários já haviam ficado desempregados no país desde o início das investigações após o golpe fracassado de 15 de julho.

Os decretos também anunciaram o fechamento de 15 meios de comunicação, em sua maioria pró-curdos, e a supressão das eleições para o reitorado nas universidade. Agora, o presidente Recep Tayyip Erdogan, vai escolher os reitores entre os candidatos selecionados pelo Conselho de Ensino Superior (YÖK).

A Turquia está em estado de emergência desde a tentativa de golpe de Estado. Desde julho de 2015, mais de 35 mil pessoas foram presas na Turquia e dezenas de milhares de professores, policiais e magistrados, despedidos ou suspensos dos seus cargos.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.