Fechar
GP1

Saúde

Governo Federal lança programa para sequenciar DNA de 100 mil brasileiros

Objetivo é permitir ao SUS trabalhar com prevenção de doenças, oferecer um diagnósticos mais preciso e tratamento personalizado.

O governo federal lançou nesta quarta-feira, 14, um programa de sequenciamento genético com o objetivo de permitir ao Sistema Único de Saúde (SUS) trabalhar com prevenção de doenças, oferecer um diagnósticos mais preciso e tratamento personalizado. O Programa Genoma Brasil quer criar um banco de dados com o DNA de 100 mil brasileiros em quatro anos.

O programa foi lançado em cerimônia no Palácio do Planalto com o presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello. A iniciativa, no entanto, foi criada oficialmente em agosto quando foi publicada no Diário Oficial da União (DOU).

“Nós já estamos atrasados, grande parte do mundo já está há mais de 8 anos tratando de genômica, de terapia genômica, e nós precisamos correr atrás do prejuízo”, disse Pazuello.

O ministro destacou a necessidade do mapeamento genético para oferecer uma medicina de precisão. “Nós precisamos dar o remédio certo, na dose certa, para aquela pessoa que o remédio vai fazer efeito. Se não, nós não vamos estar fazendo a saúde que o brasileiro merece em 2020, 2021”, argumentou.

O investimento previsto é de R$ 600 milhões nos próximos quatro anos. Inicialmente, o programa fará o sequenciamento de portadores de doenças raras, cardíacas, câncer e infectocontagiosas, como a Covid-19. Segundo o Ministério da Saúde, a prioridades foram definidas pela quantidade casos no país e o alto custo que geram ao SUS.

De acordo com a pasta, o banco de dados recorrerá a informações de pacientes que já fazem tratamento no SUS e terão seu sigilo resguardado. De acordo com a pasta, o programa vai permitir explorar a especificidades genéticas da população brasileira, um adas mais miscigenadas do mundo.

Durante a cerimônia, Bolsonaro voltou a elogiar Pazuello, dizendo que ele faz um “trabalho excepcional”. Pela manhã, os dois já haviam encontrado no Ministério Saúde para discutir o enfrentamento à pandemia do coronavírus. O Brasil superou 151 mil mortes e tem mais de 5 milhões de infectados.

“Hoje eu visitei o ministério da Saúde, e não foi novidade pra mim ser surpreendido positivamente da maneira como ele conduz essa pasta. E também, por afirmações de servidores, no tocando a sua gestão. Então ele faz um trabalho com a sua equipe, no meu entender, excepcional. E agora, dá um grande passo pra nós entrarmos na elite da questão do tratamento de doenças no Brasil através desse projeto Genomas Brasil”, disse Bolsonaro.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Governo Federal escalou Abin em evento climático da ONU

Governo Federal lança edital para estudos de concessão de 17 aeroportos

Governo Federal muda exigências de pilotos para reduzir custos na aviação

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.