Fechar
GP1

Simplício Mendes - Piauí

Governo inaugura Parque Ambiental do Paracatuá em Simplício Mendes

A unidade de conservação tem área de 7.434 m² e contou com investimentos de R$ 1.857.260,89.

O Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, realiza na noite de segunda-feira (03/09), na cidade de Simplício Mendes, a inauguração do Parque Ambiental do Paracatuá. A unidade de conservação tem área de 7.434 m² e contou com investimentos de R$ 1.857.260,89.

“O Parque Ambiental do Paracatuá vai contribuir para a preservação do Açude Paracatuá, a mais importante reserva hídrica do município de Simplício Mendes. Ao longo das décadas, sua área inundável de 10,6 hectares vem sendo objeto de ocupações privadas irregulares que lhe impõe atividades inteiramente incompatíveis com sua preservação. A instituição do parque, nesse sentido, representa um marco de grande relevância na proteção da biodiversidade regional na medida em que propicia o início de uma nova relação sociedade/natureza, resgatando valores sociais e ambientais. Efetivará, assim, um convívio menos conflitante entre natureza e sociedade”, afirma o secretário de Estado de Meio Ambiente e recursos Hídricos do Piauí, Robério Barros.

O Parque Ambiental do Paracatuá terá integração com o meio ambiente, educação ambiental, lazer, cultura e esportes, propiciando mais qualidade de vida à população e se configurando como o mais novo cartão postal de Simplício Mendes. Dispõe de praça, contendo palco, academia popular e parque com brinquedos; pista de caminhada, com 500 metros de extensão, calçada e iluminada; e pista de ciclismo, com 500 metros de extensão, também calçada e iluminada.

“O Parque Ambiental do Paracatuá concretiza a manutenção de uma função social e ambiental enquanto unidade de conservação, tendo em vista o elevado potencial ambiental que o parque possui, ainda pouco explorado”, finaliza Robério Barros.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.