Fechar
GP1

Política

Governo se nega a entregar exames de covid-19 de Bolsonaro à Câmara

Secretaria-Geral da Presidência diz que resultados já estão disponíveis no STF; deputado pede investigação à PGR.

Após expirar o prazo de 30 dias, o Palácio do Planalto não entregou os resultados dos exames de covid-19 do presidente Jair Bolsonaro à Câmara. Em resposta ao requerimento de informações do deputado Rogério Correia (PT-MG), o ministro Jorge Oliveira, da Secretaria-Geral da Presidência da República, afirmou que os documentos tratam de direito individual, da esfera íntima e que não caberia enviá-los a “terceiros”.

Na resposta à Câmara, o ministro cita ainda que os resultados já estão disponíveis no Supremo Tribunal Federal. Laudos que seriam de Bolsonaro foram entregues à Corte no último dia 13, após o Estadão pedir na Justiça para ter acesso aos documentos. Todos com resultado negativo.

Na ocasião, os exames foram entregues pelo governo antes mesmo de uma decisão do relator do caso, o ministro Ricardo Lewandowski. Neste caso, o Planalto se antecipou e evitou ser obrigado a fornecer as informações, o que poderia criar uma jurisprudência. No pedido feito pela Câmara, governo não é obrigado a atender o pedido do deputado, embora tenha que respondê-lo.

O Planalto enviou ao Supremo três exames. Dois deles, realizados pelo laboratório Sabin, foram entregues com codinomes, mas o CPF e o RG de Bolsonaro. Um terceiro exame, feito pela Fiocruz, laboratório público ligado ao Ministério da Saúde, não traz qualquer informação sobre o paciente – CPF, RG, endereço -, e é identificado genericamente apenas como “paciente 05”.

Um dos codinomes utilizados pelo presidente é o nome do filho de uma das responsáveis pela coleta do material utilizado na análise, uma farmacêutica que trabalha no Hospital das Forças Armadas (HFA). A informação foi revelada pelo jornal Correio Braziliense e confirmada ao Estadão pelo Ministério da Defesa.

O nome utilizado é o do jovem R. A. A. C. F., de 16 anos. De acordo com o Ministério da Defesa, a mãe de R.A., que é tenente-coronel da Aeronáutica, coordenava a coleta das amostras para o exame de covid-19 do presidente e de seus assessores. Estava também sob a coordenação dela o envio do material para o laboratório Sabin, responsável pelo exame. O exame foi por coleta de material da nasofaringe, feita no dia 17 de março.

A Fiocruz informou ao Estadão que emitiu um laudo de covid-19 atribuído a Bolsonaro considerando uma solicitação “advinda do gabinete da Presidência da República”. A defesa de Bolsonaro tem sustentado que usou codinomes para que os laboratórios não soubessem de quem era o exame.

“Considerando o cenário da pandemia de Covid-19 em curso, com os primeiros casos sendo identificados no Brasil, à época, e a solicitação advinda do gabinete da Presidência da República, a Fundação emitiu os laudos de acordo com as condições de recebimento do material biológico remetido para análise. Os resultados referentes a estas amostras foram emitidos no dia seguinte ao recebimento, em 19 de março”, comunicou a Fiocruz.

Uma resolução da Anvisa exige que o laboratório clínico e o posto de coleta laboratorial solicitem ao paciente um documento que comprove a sua identificação. No papel da Fiocruz, no entanto, o laudo é atribuído genericamente ao “paciente 5”, sem nenhuma informação adicional do sujeito

Pedido à PGR

O deputado do PT afirmou que vai enviar novo ofício ao Palácio do Planalto reiterando o pedido para que o governo envie os testes de Bolsonaro. Além disso, o deputado solicitou que a Procuradoria-Geral da República investigue a origem e a veracidade dos exames apresentados por Bolsonaro ao Supremo.

Segundo a interpretação de parlamentares, caso o governo não respondesse ou omitisse informações à Câmara, tanto o ministro como o presidente poderiam incorrer em crime de responsabilidade. Isso porque a lei obriga autoridades do Executivo a prestarem informações solicitadas pela Câmara ou Senado.

Ao menos 23 pessoas que acompanharam Bolsonaro na viagem aos Estados Unidos foram diagnosticadas posteriormente com a doença. Entre eles, auxiliares próximos, como o secretário de Comunicação, Fabio Wajngarten, e o ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Augusto Heleno.

O Estadão entrou na sexta-feira, 15, com um recurso no Supremo para certificar que o presidente entregou mesmo à Justiça todos os exames realizados para identificar se foi contaminado ou não pelo novo coronavírus. A Justiça Federal de São Paulo e o Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3) haviam garantido o direito de O Estado de S. Paulo ter acesso aos laudos de todos os exames de Bolsonaro por conta do interesse público em torno da saúde do chefe do Executivo. O governo, no entanto, conseguiu barrar a divulgação no Superior Tribunal de Justiça (STJ), o que levou o jornal a entrar com a ação no STF.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Após disputa judicial, Bolsonaro entrega exames que deram negativo

Lewandowski determina que exames de Bolsonaro sejam divulgados

Defesa de Bolsonaro diz ter enviado ao STF terceiro exame do presidente

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.