Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Greve Geral: veja o que vai parar nesta sexta-feira em Teresina

O GP1 conversou com representantes das classes que vão cruzar os braços. Veja o que vai funcionar na capital e como o movimento pretende parar a cidade.

Diversos setores da classe trabalhadora do Piauí vão paralisar as atividades nessa sexta-feira (30) em adesão à Greve Geral, movimento nacional que vai ocorrer em todo o país contra o governo de Michel Temer (PMDB) e suas reformas (previdenciária, trabalhista e lei da terceirização).

Em Teresina, onde vai paralisar a maior parte dos trabalhadores, um grande ato está marcado para às 8h da manhã na praça Rio Branco, no Centro. A manifestação vem sendo mobilizada por entidades e pelas frentes Povo Sem Medo e Brasil Popular, tal qual ocorreu na Greve Geral do dia 28 de abril deste ano.

  • Foto: GP1Greve GeralGreve Geral

O GP1 conversou com representantes das classes que vão cruzar os braços. Veja o que vai funcionar na capital e como o movimento pretende parar a cidade.

Transporte público

Os motoristas e cobradores dos transportes coletivos de Teresina foram os primeiros a anunciarem adesão ao movimento. De acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Empresas de Transportes Rodoviários (Sintetro) do Piauí Fernando Feijão, a paralisação começa no início da manhã, a partir das 6h.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Garagem da PiauienseGaragem da Piauiense

Bancos

O presidente do Sindicato dos Bancários do Piauí (SEEBF-PI), Arimatéia Passos, confirmou ao GP1 a aderência à paralisação. Ele explicou que os terminais eletrônicos funcionarão, de modo a atender a demanda da comunidade. “Hoje (29) a noite vamos ter uma assembleia onde será discutido como iremos participar da manifestação, mas a adesão está confirmada”, declarou.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Banco do Brasil Banco do Brasil

Correios

O diretor jurídico do Sindicato dos Trabalhadores dos Correios (Sintect-PI), José Rodrigues, informou que a categoria vai parar e deve se somar à manifestação no Centro de Teresina.

Servidores municipais

O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Teresina (SINDSERM), Sinésio Soares, informou que os trabalhadores lotados em todos os setores do município (Educação, Strans, Saúde, e setores administrativos) devem parar.

  • Foto: Bruna Veloso/GP1Sinésio Soares, presidente do SindsermSinésio Soares, presidente do Sindserm

Educação básica

O GP1 entrou em contato com a assessoria do Sindicato dos Trabalhadores da Educação do Estado do Piauí (Sinte), que confirmou a paralisação de todos os trabalhadores da educação estadual, o que significa dizer que não haverá aula nas escolas públicas do estado.

Ensino superior

As aulas vão parar nas três instituições de ensino superior público do Piauí: Universidade Estadual do Piauí (Uespi), Instituto Federal do Piauí (IFPI) e Universidade Federal do Piauí (UFPI). A Associação dos Docentes da Universidade Federal do Piauí – ADUFPI informou que vai bloquear todos os acessos as entradas e saídas do campus Ministro Petrônio Portella em Teresina.

  • Foto: Thais Guimarães/GP1Manifestantes estendem faixa na entrada da Universidade Federal do PiauíManifestantes estendem faixa na entrada da Universidade Federal do Piauí durante Greve Geral no dia 28 de abril

Comércio

Em entrevista ao GP1, o ex-vereador Gilberto Paixão, secretário-geral do Sindicato dos Comerciários de Teresina, explicou que os trabalhadores do comércio foram orientados à paralisarem as atividades. “Vai ocorrer a manifestação no Centro, e as lojas que estiverem abertas terão de baixar suas portas”, afirmou.

  • Foto: Marcelo Cardoso/GP1 Gilberto Paixão Gilberto Paixão
  • Sistema Prisional
  • O Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí (Sinpoljuspi) confirmou ao GP1 na manhã desta quinta-feira (29) adesão à Greve Geral que será realizada nesta sexta (30), após a realização de uma Assembleia Geral da categoria. O vice-presidente do Sindicato, Kleiton Holanda, aproveitou para lembrar que a categoria sempre participou dos atos populares no Piauí. “Nós estamos dentro como sempre estivemos e estaremos acompanhando, participando de todos os atos e manifestações que vão ocorrer amanhã. Lembrando que, no dia 15 de março, os agentes penitenciários estiveram também a favor das questões colocadas”, disse.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Kleiton HolandaKleiton Holanda
  • Kleiton Holanda também relembrou de quando o Sindicato participou da manifestação na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, ocorrida no dia 24 de maio deste ano. “Teve seu papel no combate à essas reformas que seriam para melhorar, mas na verdade atentam contra o trabalhador. Amanhã estaremos mais uma vez unidos contra esse ato terrorista dessas reformas do governo de Michel Temer”, finalizou.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.