Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Grupo de pesquisa da UFPI lança site para ajudar pessoas durante pandemia

O objetivo é fazer uma ponte entre quem necessita de ajuda e quem pode ajudar, diante da situação de calamidade na qual se encontra o Piauí (e todo o país), devido a pandemia de coronavírus.

O Núcleo de Pesquisa em Jornalismo e Comunicação (Nujoc) da Universidade Federal do Piauí (UFPI), sob coordenação da professora Ana Regina Rego, lançou nesta terça-feira (24) o site Nujoc Solidariedade, com o objetivo de fazer uma ponte entre quem necessita de ajuda e quem pode ajudar, diante da situação de calamidade na qual se encontra o Piauí (e todo o país), devido a pandemia de coronavírus (covid-19).

Clique aqui para acessar o site.

Professores, alunos e ex-alunos dos cursos de Jornalismo e do Mestrado em Comunicação da UFPI idealizaram uma plataforma, que foca em seis tipos de apoio: alimentos não perecíveis; materiais de higiene pessoal e de limpeza; medicamentos; materiais de proteção EPIs para hospitais públicos; auxílio emocional; e pessoal para fazer compras (no caso de pessoas idosas ou de grupos de risco).

Victor Santos, jornalista e voluntário do Nujoc Solidariedade, ressaltou a importância de uma grande mobilização social neste momento. “Antes de tudo, essa é uma hora de ajudar. A recomendação para todos é ficar em casa e cuidar o máximo possível de quem está entre os grupos de risco e aqueles que mais precisam. Vemos um número grande de informações a todo instante circular pelas redes sociais. São pessoas ou instituições pedindo desde materiais de higiene, equipamentos de limpeza até simples ajuda para compras, de quem não pode sair de casa”, colocou.

No site, estão disponibilizados dois formulários. O primeiro para quem precisa de ajuda, onde as pessoas colocarão seus dados de identificação, endereço e contato e destacarão suas necessidades. O segundo formulário deverá ser preenchido pelos anjos, ou seja, pessoas ou grupos que podem ajudar.

“Nossa ideia é concentrar a maioria dessas demandas, com informações verificadas e conectar com quem pode ajudar. Para isso, uma equipe de muitos voluntários está diariamente levantando esses dados, compartilhando e buscando pessoas disponíveis para oferecer apoio. Com um inimigo tão invisível e que espalha tanto medo, a chave para uma solução é criar uma rede de colaboração e de apoio”, destacou Victor Santos.

Combate a Fake News

Segundo membros do Nujoc, ainda esta semana o Núcleo de Pesquisa estará lançando mais uma plataforma, o site NUJOC Checagem. O objetivo deste projeto é checar e esclarecer informações falsas, imprecisas e manipuladas referentes à pandemia do novo coronavírus.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.