Fechar
GP1

Coronavírus no Piauí

Grupo de pesquisadores da UESPI estuda estratégias de combate à covid-19

A equipe se reunirá semanalmente para debater as estratégias e pesquisas que começarão a desenvolver em conjunto.

Pesquisadores da Universidade Estadual do Piauí estiveram reunidos, remotamente, nesta quinta-feira (30), para discutir um grupo de trabalho que fortalecesse as ações de combate ao coronavírus (covid-19) no Piauí. A reunião foi proposta e organizada pela Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, sob responsabilidade da Pró-reitora Ailma do Nascimento e o Diretor de Pesquisas, Franklin Oliveira.

Cerca de 14 pesquisadores, de diferentes áreas da IES, debateram como estão atualmente as estratégias de combate ao Covid-19 no estado e o que podem desenvolver para contribuir com o governo e a prefeitura de Teresina. A professora da IES e Assessora Estratégica para Atração de Investimentos da Secretaria de Governo do Piauí, Lucile Souza, destacou para os professores que o encontro visava uma estratégia de pesquisa para subsidiar as ações do governo, tendo em vista que neste momento é fundamental uma equipe de pesquisadores unidos para monitorar as ações e buscar alternativas para frear a contaminação do Coronavírus.

  • Foto: Helio Alef/GP1Prédio da Universidade Estadual do PiauíPrédio da Universidade Estadual do Piauí

A Pró-reitora Ailma do Nascimento pontou que serão montados subgrupos de trabalhos para dar mais celeridade as ações. ” Nesse momento vamos fazer o levantamento de pesquisas que cada professor já está produzindo para alinharmos com o material que precisamos elaborar”, disse.

Os professores Francisco de Paula e Carlos Rerisson que elaboram pesquisas durante a pandemia estão no grupo de trabalho para ajudarem com informações e pesquisas. Francisco de Paula desenvolve uma pesquisa sobre a previsão do número de casos do COVID-19 no Brasil e o Carlos Rerisson criou um mapa de monitoramento da distribuição de leitos adultos e pediátricos de UTIs no Piauí.

Além desses, estão envolvidos no grupo professores de áreas da Enfermagem, Fisioterapia, Computação, Matemática, Administração, Biologia, Letras, Química. Os professores acreditam que esse é o momento de fortalecer a pesquisa científica do Piauí e contribuir mais no combate a pandemia.

A equipe se reunirá semanalmente para debater as estratégias e pesquisas que começarão a desenvolver em conjunto.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.