Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Grupo entra em confronto com mulheres durante manifestação em Teresina

O líder do grupo de templários, identificado como José Ribas, disse que a Igreja é um local tombado e tem natureza privada. E as mulheres não poderiam protestar ali.

Hélio Alef/GP1 1 / 9 Manifestação terminou confusão na frente da igreja São Benedito Manifestação terminou confusão na frente da igreja São Benedito
Hélio Alef/GP1 2 / 9 Jovem disse que pertence ao grupo templários Jovem disse que pertence ao grupo templários
Hélio Alef/GP1 3 / 9 Confusão na manifestação Confusão na manifestação
Hélio Alef/GP1 4 / 9 Integrante do grupo Templários foi contido Integrante do grupo Templários foi contido
Hélio Alef/GP1 5 / 9 Confronto durante manifestação Confronto durante manifestação
Hélio Alef/GP1 6 / 9 Mulheres protestam contra violência às mulheres Mulheres protestam contra violência às mulheres
Hélio Alef/GP1 7 / 9 José Ribas José Ribas
Hélio Alef/GP1 8 / 9 Manifestação de mulheres Manifestação de mulheres
Hélio Alef/GP1 9 / 9 Polícia Militar foi ao local Polícia Militar foi ao local

Na manhã deste sábado (21), um grupo formado por dois homens e uma mulher, entrou em confronto com manifestantes que estavam realizando um ato, no adro da igreja São Benedito em Teresina, que pedia o fim da violência contra as mulheres. A manifestação que era pacífica terminou em uma grande confusão.

Ao GP1, uma das testemunhas, que não quis se identificar, contou que o grupo chegou ao local e começou a provocar mandando as mulheres irem lavar roupa, momento em que algumas das manifestantes foram para cima desse grupo com pedras na mão no intuito de fazer ele se afastar. Houve troca de agressões. Um confronto maior não aconteceu por conta da intervenção da Polícia Militar.

Uma das organizadoras do evento, professora Fabíola de Azevedo, contou que esses três jovens se identificaram como “templários”, onde afirmaram que eram defensores da igreja, pediram para as mulheres irem lavar louça e disseram que as manifestantes tinham que sair da porta da igreja.

“A gente estava em um ato pacífico, quando esse grupo, que estava vestindo essa túnica preta com uma cruz branca desenhada na vestimenta, interrompeu nossa manifestação. Eles são estudantes da direita. Misóginos que vieram aqui para nos provocar, mandaram a gente ir para casa lavar roupas”, explicou Fabíola.

O líder do grupo, identificado como José Ribas, disse que a igreja é um local tombado e tem natureza privada, alegando que as mulheres não poderiam protestar ali. “A minha crítica específica são dois pontos. O primeiro ponto, aqui é tombado, publicamente, porque é um marco histórico da cidade, só que tem natureza privada porque pertence a Arquidiocese de Teresina, então, é um local privado. O que elas estão fazendo, mesmo pedindo juridicamente, é uma invasão de propriedade, porque a doutrina da igreja não permite isso, que é o vilipêndio contra o local religioso”, disse o líder.

Ele continuou alegando que “o segundo [ponto] é que além de estarem invadindo um local privado, elas estão vilipendiando um local religioso, porque para você ir para frente de uma cruz, dizer que todo homem é estuprador em potencial e fazer críticas veladas a santa igreja católica, você está vilipendiando o local sagrado. E nossa constituição federal diz que você não pode desrespeitar ou ser preconceituoso em relação à religião de alguém, e elas estão sendo”, finalizou José Ribas.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.