Fechar
GP1

Mundo

Guaidó ‘decreta’ abertura da fronteira entre Venezuela e Brasil

Autoproclamado presidente interino, líder opositor publicou no Twitter orientação contra determinação do governo de Nicolás Maduro.

O líder do parlamento da Venezuela, Juan Guaidó exigiu nesta quinta-feira, 21, a abertura a fronteira do país com o Brasil, após o presidente Nicolás Madurodeterminar seu fechamento. O “decreto presidencial” do autoproclamado presidente interino foi publicado em sua conta no Twitter.

No texto, Guaidó ordena "aos órgãos do poder público responsáveis (...) que mantenham aberta a fronteira com o país irmão da República Federativa do Brasil" e reitera também a disposição da Venezuela "a manter as relações diplomáticas, consulares e de toda ordem com as autoridades das ilhas de Aruba, Curaçao e Bonaire, assim como com as correspondentes autoridades do Reino dos Países Baixos".

  • Foto: Tv GloboJuan GuaídoJuan Guaído

Guaidó afirmou que seu "decreto" se sustenta no exercício de funções como presidente em exercício do país, após proclamar-se como tal em janeiro por considerar o regime de Maduro ilegítimo em razão de eleições classificadas pela oposição como fraudulentas.

O governador de Roraima, Antonio Denarium (PSL), afirmou que a fronteira terrestre entre o Brasil e a Venezuela foi fechada por tanques de tropas venezuelanas por volta das 15h30 desta quinta.

Além do Brasil, Maduro anunciou que se viu "forçado" a pôr "sob revisão" suas relações diplomáticas com Bonaire, Aruba e Curaçao, três territórios que fazem parte dos Países Baixos. Nesta quarta, 20, o governo venezuelano suspendeu “por tempo indeterminado” voos e embarcações entre o país e as ilhas caribenhas.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Plano de ajuda humanitária à Venezuela será mantido, diz porta-voz

Governador Denarium diz que fronteira com Venezuela já está fechada

Maduro anuncia fechamento da fronteira venezuelana com o Brasil

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.