Fechar
GP1

Bizarro

Homem tem 'chifre' de 10 cm removido em cirurgia na Índia

O “chifre” começou a crescer cinco anos atrás, após Shyam Lal Yadav bater com cabeça.

Um agricultor de 74 anos, identificado como Shyam Lal Yadav passou por um procedimento cirúrgico para a retirada de um “chifre” de 10 centímetros de comprimento. O caso bizarro aconteceu na Índia.

O “chifre” começou a crescer cinco anos atrás, após Shyam Lal Yadav bater com cabeça. O “galo” foi produzido após uma pancada que o indiano sofreu na cabeça. É normal que o hematoma diminua horas depois da pancada, mas no caso do indiano, foi pelo contrário, não parou de crescer.

De acordo com o médico responsável, o chife é formado de queratina (proteína encontrada também em unhas e cabelo), e foi retirado em um hospital de Sagar, na Índia. “Inicialmente, o paciente ignorou o calo sebáceo, já que não o incomodava, mas quando o calo se enrijeceu e não parou de crescer, então ele veio nos procurar. Esse tipo é raro e é conhecido como chifre do diabo”, comentou o cirurgião Vishal Gajbhive.

A medicina ainda não explica exatamente por que esses “chifres” surgem, mas acredita-se que a exposição à radiação e luz do sol pode favorecer essa situação incomum. Shyam ficou dez dias internado se recuperando da cirurgia. O local onde o “chifre” estava enraizado deverá ser tratado, para impedi-lo de voltar. Por causa da raridade, o caso será relatado na revista International Journal of Surgery.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.