Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Hospital Getúlio Vargas inaugura serviço de cirurgia bariátrica

As mulheres de inicais MLRDA, 34, e MDTB, 31, passam bem e estão internadas numa ala própria para tratamento de obesidade grave. 

Duas pacientes realizaram cirurgias bariátricas nessa quinta-feira (20), no Hospital Getúlio Vargas, dando início ao primeiro serviço público de cirurgia bariátrica do estado do Piauí. As mulheres de inicais MLRDA, 34, e MDTB, 31, passam bem e estão internadas numa ala própria para tratamento de obesidade grave.

Para o secretário da Saúde, Florentino Neto, a ampliação de serviços é extremamente necessária para um sistema de saúde que se propõe ser integral. Ele explica que o Governo do Estado tem feito isso tanto no interior, quanto na capital. "Hoje no Hospital Getúlio Vargas estamos ultrapassando mais uma barreira, prestando mais esse serviço que não era oferecido pelo SUS no estado e agora vamos passar a ofertar. Um investimento que só de equipamentos, passou dos R$ 500 mil reais, e que hoje estamos entregando à população", destacou Florentino.

  • Foto: Divulgação/AscomHospital Getúlio Vargas inaugura serviço de cirurgia bariátricaHospital Getúlio Vargas inaugura serviço de cirurgia bariátrica

A diretora-geral do HGV, Fátima Garcêz, disse está muito empolgada com a inauguração do serviço. "O HGV está começando o primeiro serviço público de bariátrica do Piauí através do SUS. Iniciamos com dois procedimentos e a meta é que, toda semana, sejam realizadas pelo menos duas cirurgias. Temos uma demanda crescente que precisa desse serviço e que não tinha acesso através do SUS. Hoje temos uma fila com mais de 100 pacientes aguardando para fazer esse procedimento", explica a diretora.

Para o cirurgião José Rodrigues, responsável pelo Serviço de Cirurgia Bariátrica do HGV, o procedimento foi realizado através de videolaparoscopia, "que possibilita uma qualidade de assistência e recuperação muito superior aos procedimentos que são feitos com o método convencional. Os riscos são menores, as intercorrências são reduzidas, diminui os dias de internação e também os custos financeiros para o Hospital", explica.

Para a Presidente da Fundação Piauiense de Serviços Hospitalares (Fepiserh), Natália Monteiro, "o início desse serviço é uma grande conquista para todo o Estado e um momento muito relevante para a Fundação Hospitalar, que está na administração do HGV, pois não medimos esforços para implementar a cirurgia e acelerar os atendimentos aos pacientes que aguardavam. A obesidade é um problema de saúde pública grave, pois causa uma série de outros problemas para o paciente, daí, a necessidade de colocar em prática o serviço com tanta brevidade", explica Monteiro.

Os cirurgiões que participaram das cirurgias são José Rodrigues (coordenador do Serviço de Cirurgia Bariátrica), Francisco José, Elcias Balduíno,William Wolbber e Gustavo Santos.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.