Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Hospital Natan Portella oferece medicamento que previne o HIV

Se utilizada diariamente, da forma como for prescrita, a medicação pode impedir que o HIV se estabeleça e se espalhe pelo corpo.

O Instituto de Doenças Tropicais Natan Portella está oferecendo, desde o final do mês de abril, à população que é exposta ao HIV, a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), que é a combinação de dois medicamentos (tenofovir + entricitabina) que bloqueiam alguns “caminhos” que o vírus usa para infectar o organismo. O hospital já oferecia a PEP (Profilaxia Pós-Exposição). Se utilizada diariamente, da forma como for prescrita, a medicação pode impedir que o HIV se estabeleça e se espalhe pelo corpo.

De acordo com a infectologista Elna Amaral, do Natan Portela, o tratamento é indicado para um grupo específico. “É indicado para pessoas que tenham maior chance de entrar em contato com o HIV, devido a comportamentos de maior risco como os gays e homens que fazem sexo com homens (HSH), pessoas trans e trabalhadores do sexo”, explicou.

“Também estão aptas as pessoas que frequentemente deixam de usar camisinha em suas relações sexuais (anais ou vaginais), quem tem relações sexuais, sem camisinha, com alguém que seja HIV positivo e que esteja em tratamento ou não, quem faz uso repetido de PEP (Profilaxia Pós-Exposição ao HIV) e quem apresenta episódios frequentes de Infecções Sexualmente Transmissíveis", esclareceu.

Para que um paciente tenha acesso à PrEP, ele precisa procurar o Hospital Natan Portella e marcar uma consulta. Após uma triagem e preenchendo os requisitos necessários, passa a receber rotineiramente a medicação.

Já a Profilaxia Pós-Exposição é uma medida de prevenção de urgência à infecção pelo HIV (apenas contra HIV), que consiste no uso de medicamentos para reduzir o risco de adquirir a infecção. Deve ser utilizada após qualquer situação em que exista risco de contágio, como violência sexual, relação sexual desprotegida (sem o uso de camisinha ou com rompimento da camisinha), e acidente ocupacional (com instrumentos perfurocortantes ou contato direto com material biológico).

Funcionamento

O serviço de Profilaxia Pós-Exposição funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, no Natan Portella, e o tratamento é feito com outro medicamento e seguindo outros protocolos de atendimento.

"Para realizar a PEP, o prazo máximo é de até 72 horas após a exposição, que é o tempo em que o medicamento ainda consegue impedir que o vírus se instale. O uso dos medicamentos segue por 28 dias", contou Elna.

Dados

O Nordeste é a segunda região do Brasil com mais casos de infecção pelo HIV, ficando atrás apenas do Sudeste. No ano de 2017, foram notificados 42.420 casos de infecção pelo vírus no Brasil, sendo 9.706 (22,9%) casos no Nordeste. Levando em consideração a idade, a maior concentração dos casos foi observada nos indivíduos com idade entre 25 e 39 anos, em ambos os sexos.

Os dados são do Boletim Epidemiológico - HIV Aids (julho de 2017 a junho de 2018), da Secretaria de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.