Fechar
GP1

Teresina - Piauí

HUT aumenta em 200% atendimentos de espancamentos no Carnaval

O aumento no atendimento de vitimas de acidentes de trânsito foi de 5%.

Um relatório emitido pelo setor de estatística do Hospital de Urgência de Teresina (HUT) revelou dados preocupantes relacionados aos motivos de entrada durante o feriado de Carnaval deste ano. Somente com relação ao atendimento de vítimas de agressão física o HUT realizou 76 atendimentos, o que representa um aumento de 105%, se comparado com o mesmo período do ano passado. Dentre as vítimas de agressão física, os espancamentos e a arma branca tiveram um aumento de 200%, também fazendo a mesma comparação.

No total, o HUT realizou 906 atendimentos e 240 cirurgias, um aumento de 4% e 6,6%, respectivamente. Com relação aos acidentes de trânsito foram atendidas 202 pessoas, sendo que 170 foram somente vítimas de acidentes com motocicleta. O aumento no atendimento de vitimas de acidentes de trânsito foi de 5%. Clara Leal, diretora geral do HUT, fez uma avaliação desses dados:

“É preocupante esse aumento constante e exagerado de vítimas de agressão física e acidentes de trânsito, durante esses períodos de festas e feriados prolongados. São pacientes que chegam ao hospital cada vez mais graves com risco iminente de morte e com grande possibilidade de saírem com sequelas graves. Se avaliarmos o perfil das vítimas de acidentes com motocicletas é possível verificar que mais 60% são do sexo masculino com idade entre 20 e 40 anos, ou seja, que estão no auge da vida profissional”, explicou a diretora.

O paciente João Ferreira, 65 anos, que está internado no HUT é uma das vítimas de acidente com motocicleta que deram entrada durante o Carnaval. Ele disse que estava em um bar com amigos e que ao voltar pra casa perdeu o equilíbrio da sua motocicleta e caiu batendo forte com a cabeça. “Nunca tinha saído sem capacete. Confiava muito em minha habilidade de motociclista. Agora percebi que beber e pilotar moto não combina”, declarou o paciente.

Para garantir atendimento de qualidade aos foliões durante o feriado prolongado de Carnaval a direção do HUT solicitou aos gestores atenção redobrada com relação aos estoques de insumos e medicamentos, além da verificação mais apurada das escalas de plantões de todos os profissionais. A intenção foi oferecer um serviço resolutivo que supra as necessidades da população, principalmente por conta do grande número de vítimas de acidentes de trânsito e agressão física. “Apesar do aumento na demanda de pacientes vitimas de trauma o atendimento geral foi tranqüilo e todos que necessitaram do HUT foram prontamente atendidos”, finalizou Clara Leal.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.