Teresina - PI

HUT realizou mais de 100 mil exames de imagem no ano de 2017

Os exames de raios-x foram os mais realizados ao todo foram 65.478 solicitações seguido pelas tomografias com 28.657, depois as ultrassonografias com 9.344 e as anatomias patológicas com 3.093.

Brunno Suênio
Teresina
28/12/2017 18h23 - atualizado 18h25

O Setor de Imagens e Gráficos do Hospital de Urgência de Teresina (HUT) realizou 106.590 exames de imagens neste ano. Os exames de raios-x foram os mais realizados ao todo foram 65.478 solicitações seguido pelas tomografias com 28.657, depois as ultrassonografias com 9.344 e as anatomias patológicas com 3.093.

O diretor geral do HUT, Gilberto Albuquerque, contou que por ser um hospital especializado no trauma é normal que o exame de raio-x seja bastante solicitado, pois é grande a quantidade de pacientes politraumatizados que são encaminhados para o HUT para a realização de exames e avaliações por conta da gravidade.

“Somos a referência do trauma do nosso estado, portanto atendemos todos os pacientes graves que necessitam de uma assistência de urgência mais complexa nas áreas de ortopedia, neurologia, bucomaxilo e cirurgia geral. Nosso hospital funciona 24 horas com uma equipe de profissionais especializada. Manter uma estrutura dessas requer bastante investimento. Nos últimos anos foram mais de R$ 8 milhões investidos em equipamentos, reformas e ampliações da estrutura física”, destacou Gilberto.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Diretor do HUT, Gilberto AlbuquerqueDiretor do HUT, Gilberto Albuquerque

Ainda de acordo com Albuquerque esses investimentos, realizados pela Prefeitura de Teresina, melhoraram ainda mais os serviços oferecidos à população. “Com equipamentos novos e sempre renovados e uma estrutura física mais adequada do nosso Pronto Atendimento conseguimos agilizar o atendimento e melhorar a qualidade da assistência”, comemorou.

O HUT é o único hospital da rede pública do Piauí que disponibiliza para a população dois tomógrafos com imagens em 3D e uma bomba injetora: o multíslice Brilliance Philips de 16 canais e o MX 6000. Essa tecnologia proporciona um diagnóstico rápido e preciso em casos, por exemplo, de aneurisma cerebral, que necessita de um exame chamado angiotomografia.

De acordo com o médico radiologista e gerente do setor de Imagens e Gráficos do HUT, Herbert Mendes, a angiotomografia proporciona um diagnóstico rápido e permite a perfeita visualização das veias e artérias, bem como do fluxo sanguíneo cerebral ou de órgãos e sistemas do corpo. “Esse exame só é possível com a utilização de tomógrafos de alta resolução com imagens em 3D e o uso de bomba injetora. Essa bomba injeta o contraste no paciente de forma automática, no tempo e na quantidade correta”, destacou Dr. Herbert.

O HUT realiza também os exames: ecodoppler, endoscopia, colonoscopia, broncoscopia, eletrocardiograma e 54 tipos de exames laboratoriais que cobrem as especialidades da hematologia, urinálise, bioquímica, coagulação, imunologia, marcadores cardíacos e gasometrias.

Por mês, o HUT realiza mais de seis mil atendimentos e mais de mil cirurgias. Os acidentes com motocicletas continuam como primeiro motivo de entrada no Hospital representando em torno de 17% do total de atendimentos, seguido por mal súbito (15%) e corpo estranho no olho (8,6%).

Mais conteúdo sobre: