Fechar
GP1

Teresina - Piauí

HUT registra aumento no número de vítimas de queimaduras por álcool

A alta desse tipo de casos pode ser explicada porque o álcool é um aliado no combate ao novo coronavirus, mas nem todas as pessoas sabem fazer a manipulação correta da substância.

O Hospital de Urgência de Teresina (HUT) registrou um aumento no número de pacientes vítimas de queimaduras devido ao uso de álcool nos últimos dias. A alta desse tipo de casos pode ser explicada porque o álcool é um importante aliado no combate ao novo coronavírus (Covid-19), mas nem todas as pessoas sabem fazer a manipulação correta da substância.

Segundo a assessoria do Hut, foram dois casos de vítimas de queimaduras por álcool somente essa semana. O gerente de enfermagem da unidade, Jó Gomes, fez um alerta à população sobre o uso incorreto do álcool e seus perigos e também pediu que ao manipular o álcool, se afaste de toda e qualquer substância quente e fogo.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Hospital de Urgência de Teresina - HUTHospital de Urgência de Teresina - HUT

“Não podemos esquecer que o álcool é uma substância altamente inflamável e o uso sem o cuidado adequado pode causar queimaduras graves, podendo levar inclusive a morte. O álcool está sendo muito utilizado nessa quarentena, sabemos da importância dessa substância para o combate a COVID-19, porém precisamos ficar atentos para não colocarmos nossa segurança em risco, nem da nossa família”, relatou.

O HUT é o único hospital do estado que possui uma unidade especializada no tratamento de queimadas com profissionais 24h. De acordo com o diretor do hospital, Rodrigo Martins, os dois pacientes que deram entrada essa semana tiveram lesões de 1º e 2º grau e tiveram as mãos, braços e tronco mais afetados. “No momento eles estão recebendo assistência na UTQ, área exclusiva para o tratamento desse tipo de lesão”, contou o diretor.

As queimaduras são classificadas de acordo com a gravidade, 1° ao 4° grau. As de 1° grau são aquelas consideradas mais simples que atingem a pele superficialmente. As queimaduras de 2° grau atingem a epiderme e a derme da pele caracterizada pela formação de bolhas. Já as de 3° grau podem atingir os músculos, todos os tecidos da pele, órgãos e tendões.

NOTÍCIAS RELLACIONADAS

Receitas de álcool gel caseiro não são eficazes contra coronavírus

Anvisa autoriza fabricação de álcool gel em farmácias de manipulação

Maior fabricante de álcool em gel aumenta produção de 120 mil para 6 milhões

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.