Fechar
GP1

Piauí

IBGE: 25% dos piauienses já dirigiram após ingerir bebida alcóolica

O Piauí é o quinto estado do país com maior proporção de pessoas que beberam antes de dirigir. Em Teresina, a proporção daqueles que dirigiram após beber é de 22,4%.

No Piauí, uma em cada quatro pessoas que dirigiram havia ingerido bebida alcóolica antes. É o que aponta a Pesquisa Nacional de Saúde 2019, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Entre as pessoas com 18 anos ou mais de idade que afirmaram ter dirigido no período de referência da pesquisa, cerca de 25,4% havia consumido álcool em pelo menos uma ocasião.

Foi considerado o fato ocorrido no intervalo de doze meses anteriores à entrevista da pesquisa e independentemente da quantidade de álcool consumida. O Piauí é o quinto estado do país com maior proporção de pessoas que beberam antes de dirigir.

  • Foto: Marcelo Cardoso/GP1Produção de cerveja Produção de cerveja

Tocantins (31,4%), Maranhão (27,4%), Sergipe (25,7%) e Paraíba (25,6%) tiveram percentuais superiores. No Brasil, cerca de 17% das pessoas com 18 anos ou mais de idade que dirigiram haviam ingerido bebida alcóolica logo antes.

Em Teresina, a proporção daqueles que dirigiram após beber é de 22,4%. A capital piauiense é a quarta com maior percentual, atrás apenas de São Luís/MA (28,5%), Palmas/TO (25,9%) e Campo Grande/MS (24,2%). A média entre as capitais é de 14%.

A pesquisa também mostra que 19,2% da população piauiense com 18 anos ou mais de idade consumiu álcool de forma abusiva nos 30 dias anteriores à entrevista da pesquisa. Nesse quesito, o maior percentual é de Sergipe (23,7%) e o Piauí é o nono com maior proporção.

No Brasil, a taxa de consumo abusivo de álcool foi de 17,1%. O índice foi de 20,9% em Teresina, sétimo maior entre as capitais, sendo que Aracaju/SE teve o maior (28,1%). O consumo de álcool em excesso é fator de risco relacionado ao surgimento de doenças crônicas na população.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.