Fechar
GP1

Economia e Negócios

IBGE: Piauí teve o maior crescimento do país de pessoas trabalhando em casa

De acordo com os dados, o percentual era de 5,8% em 2018, valor que chegou a 8,7% em 2019. A variação de 2,9 pontos percentuais foi a maior do Brasil no período.

A etapa módulo Características Adicionais do Mercado de Trabalho da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD), produzida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontou que o Piauí teve o maior crescimento do país no percentual de pessoas que trabalham no próprio domicílio de residência porque não dispõem de estabelecimento exclusivo para o empreendimento em 2 anos.

De acordo com os dados, o percentual era de 5,8% em 2018, valor que chegou a 8,7% em 2019. A variação de 2,9 pontos percentuais foi a maior do Brasil no período. Ainda assim, a porcentagem do Piauí (8,7%) é a segunda maior do país, ficando atrás do Ceará e do Rio Grande do Norte, ambos com 10%. A média nacional é de 6%.

Quanto ao percentual de trabalhadores que exercem suas atividades em estabelecimento do próprio empreendimento ao qual é vinculado, o Piauí possui o menor dado do país (40,4%). Apesar disso, é o local de exercício do trabalho que concentra mais pessoas ocupadas no estado. A média brasileira é de 58,4%.

O Piauí tem a terceira maior porcentagem (22,6%) de pessoas que trabalham em estabelecimentos rurais, como fazendas, sítios, granjas, chácaras e etc. O valor fica bem acima da média do país (10,4%). Apenas Rondônia (27,3%) e Tocantins (23,3%) possuem números superiores ao Piauí.

Cerca de 17,5% dos trabalhadores do Piauí exercem suas atividades em local designado pelo empregador, patrão ou freguês, valor acima do verificado para o Brasil (14,2%). Aproximadamente 4,8% trabalham em veículos automotores no estado, enquanto esse percentual é de 5,1% no país.

Apenas 2,7% trabalham em via ou área pública no Piauí, abaixo da média nacional de 3,1%. Cerca de 1,6% trabalham em estabelecimentos de outros empreendimentos no Piauí, valor que é igual ao verificado no Brasil. Somente 0,9% dos trabalhadores do Piauí desempenham suas funções em domicílio do empregador, patrão, sócio ou freguês, pouco abaixo da média do país (1%). Aproximadamente 0,8% trabalham em outros locais no Piauí, percentual que é de apenas 0,2% no Brasil.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Brasil tem mais de 211 milhões de habitantes, afirma IBGE

Número de empregadores reduziu 10,4% em 2 anos no Piauí, diz IBGE

IBGE: 576 mil residências receberam auxílio emergencial no Piauí

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.