Fechar
GP1

Economia e Negócios

Inflação fecha 2017 no menor nível em quase duas décadas

A informação divulgada pelo IBGE é com base na inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou nesta quarta-feira (10) que a inflação fechou 2017 com alta de 2,95%, a menor taxa anual desde 1998, que foi de 1,65%, informou o Estadão.

A informação divulgada pelo IBGE é com base na inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e destaca que o baixo percentual é com base decorrente principalmente da deflação histórica em alimentos no domicílio, onde a última queda tinha ocorrida em 2006.

  • Foto: Divulgação Vendas do comércio têm a maior queda para setembroVendas do comércio

A meta inflacionária estabelecida, havia sido de 4,5%, mas como a inflação ficou abaixo dos 3%, o Banco Central terá que se manifestar por escrito ao ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, justificando o descumprimento da meta inflacionária que tinha sido estabelecida.

Segundo o Estadão, isso não deverá fazer com que o país fique com uma análise negativa do mercado já que grande maioria da contribuição da descompressão deve-se a oferta abundante de alimentos por causa da safra inédita de grãos.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.