Fechar
GP1

Brasil

Inscrições para certificadores do Enem começam nesta quarta-feira

As inscrições poderão ser realizadas entre os dias 09 e 29 de setembro pelo site do Inep.

As inscrições para a Rede Nacional de Certificadores (RNC) para a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começam nesta quarta-feira (09) em todo o país. As inscrições poderão ser realizadas entre os dias 09 e 29 de setembro pelo site do Inep ou no aplicativo móvel do instituto.

As atribuições dos servidores vinculados à RNC são certificar sob demanda do Inep a efetiva e correta realização dos procedimentos de aplicação nos dias de realização do exame, registrar em sistema eletrônico as informações coletadas com base em sua atuação e informar ao Inep possíveis inconsistências identificadas.

Os requisitos que o candidato deverá atender para a realização da inscrição estão no edital do processo. Entre alguns dos requisitos, o candidato precisa ter formação mínima em ensino médio, não estar inscrito como participante no Enem 2020, não possuir cônjuge, companheiro ou parentes de até 3° grau inscrito no exame e ser servidor público do Poder Executivo Federal efetivo e em exercício, ou ser docente em exercício das redes públicas de ensino estaduais e municipais e estar devidamente registrado no Censo Escolar 2019.

Os colaboradores convocados deverão participar de uma capacitação à distância promovida pelo Inep para divulgação de normas, procedimentos e critérios técnicos da RNC. Os candidatos só serão considerados aptos após a participação e aprovação nas atividades desenvolvidas no curso de capacitação, que deverá ter no mínimo 70% de aproveitamento.

A atividade desenvolvida pelo certificador terá o valor de R$342,00 por dia. A remuneração se enquadra em atividade prevista no anexo do decreto n.º 6.092 de 2007 (elaboração de estudos, análises estatísticas ou relatórios científicos de avaliação) equiparando-se ao valor da hora do servidor público do Poder Executivo Federal de R$28,50.

O resultado da chamada pública e o endereço eletrônico com a relação da homologação das inscrições e dos colaboradores convocados para realizar o curso de capacitação serão divulgados no Diário Oficial da União no dia 14 de outubro.

O edital divulgado estabelece que os certificadores selecionados deverão obrigatoriamente portar álcool em gel e usar máscaras para proteção contra o novo coronavírus (covid-19) nos dias de atuação. As máscaras poderão ser artesanais ou industriais e deverão ser utilizadas ao longo da aplicação e trocadas quando ficarem úmidas ou a cada quatro horas. O certificador que estiver sem a máscara de proteção facial não poderá entrar no local de aplicação do exame.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Candidatos do Enem deverão utilizar máscara facial durante provas

MEC anuncia Enem em 17 e 24 de janeiro de 2021

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.