Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Instituições de Ensino Superior firmam contrato com o Sebrae

A solenidade aconteceu na tarde dessa segunda-feira (17) na sede do Sebrae em Teresina.

Cinco Instituições de Ensino Superior, IES, assinaram contrato com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae no Piauí, para a inserção da Disciplina de Empreendedorismo em suas grades curriculares. A Disciplina de Empreendedorismo faz parte do Programa Nacional de Educação Empreendedora do Sebrae.

A solenidade aconteceu na tarde dessa segunda-feira (17) na sede do Sebrae em Teresina, sendo conduzida pelos diretores, superintendente e técnico da instituição, Mário Lacerda e Delano Rocha. Na ocasião, também foram reconhecidos professores e instituições que se destacaram no Desafio Universitário Empreendedor, outra solução do Programa de Educação Empreendedora do Sebrae.

Assinaram contrato com o Sebrae, o reitor da Universidade Estadual do Piauí, Uespi, Nouga Cardoso Batista; a diretora acadêmica da Faculdade de Ensino Superior do Piauí, Faespi, Bernadete Freire de Carvalho Avelino; a diretora estadual da Associação de Ensino Superior do Piauí, Aespi, Silmara Aparecida Rebelato; o diretor geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí, IFPI – Campus Teresina, Ezequias Matos Esteves; e a professora Poliana Marques Maton, representando o Centro de Ensino Superior do Vale do Parnaíba, Cesvale.

“Queremos aqui agradecer o chamamento do Sebrae para essa parceria. Entendemos que o empreendedorismo perpassa toda a formação humana, por isso precisamos preparar os nossos alunos para fazer diferente no mercado de trabalho. Reafirmamos a nossa missão de formar pessoas, mostrando os melhores caminhos para o sucesso”, disse o reitor da Uespi, Nouga Cardoso Batista.

  • Foto: Antônia PessoaReitor da Uespi, Nouga Cardoso Batista, e os diretores do Sebrae, Mário Lacerda e Delano RochaReitor da Uespi, Nouga Cardoso Batista, e os diretores do Sebrae, Mário Lacerda e Delano Rocha

A Disciplina de Empreendedorismo tem como objetivo estimular o desenvolvimento da cultura empreendedora, incentivando os alunos a adotarem comportamentos e atitudes daqueles que são capazes de buscar oportunidades ao seu redor. A ideia é também desenvolver no estudante a autonomia, a autoestima, a segurança e a ação orientada para resultados desejados, individual ou coletivamente, seja qual for a área de formação e a carreira que se pretenda seguir.

Para o diretor geral do IFPI – Campus Teresina, Ezequias Matos Esteves, essa parceria com o Sebrae contribuirá para disseminar o empreendedorismo em todos os cursos oferecidos por essa IES. “Precisamos inovar na educação, contribuindo para que essa nova geração possa empreender e se destacar no mercado”, comentou.

Logo após a assinatura dos contratos, ocorreu a entrega dos troféus aos professores e instituições que se destacaram no Desafio Universitário Empreendedor, competição nacional, de caráter educacional, cujo objetivo é promover a cultura empreendedora no meio universitário, por meio de atividades, jogos de negócios e capacitações virtuais e presenciais.

O professor do Centro de Ensino Unificado de Teresina, Faculdade Estácio Ceut, Francisco Luciani de Miranda Vieira, foi agraciado com o troféu por ter sido o mais indicado pelos alunos que se inscreveram no Desafio no Ciclo 2016.

“Sinto-me muito honrado em receber esse troféu, principalmente por quebrar o tabu de que o empreendedorismo deve ser praticado apenas em cursos voltados para gestão. Sou professor de cursos da área de tecnologia e venho mostrando para os meus alunos que empreender é uma forma de se destacar e ir além, não importando o caminho que se deseje trilhar”, declarou o professor Francisco Luciani.

Já o professor Jairo de Carvalho Guimarães, da Universidade Federal do Piauí, UFPI – Campus Floriano, foi o mais indicado no ranking histórico da competição, que teve sua primeira edição em 1999.

“Esse prêmio é um reflexo do trabalho que realizamos junto aos nossos alunos. Sou defensor dessa proposta de repensar a educação na perspectiva do empreendedorismo, orientando e conduzindo os alunos para uma melhor formação”, destacou Jairo de Carvalho Guimarães.

A instituição que teve mais inscritos, tanto no ciclo vigente, como em todas as outras edições do Desafio Universitário Empreendedor, foi a UFPI. A Universidade foi representada na solenidade pelo pró-reitor de Extensão, Miguel Ferreira Cavalcante Filho.

“O Sebrae é uma instituição pioneira, que vem realizando um trabalho evolutivo, sem esquecer que os jovens precisam de orientação. A sala de aula é um laboratório, no qual muitas coisas podem ser ensinadas. Os estudantes precisam ser conduzidos para perceber as oportunidades e ter coragem de dar passos de forma planejada. Por isso a importância de disseminar a cultura empreendedora nesse ambiente”, ponderou o pró-reitor Miguel Ferreira Cavalcante Filho.

Ao final da solenidade, o diretor superintendente do Sebrae no Piauí, Mário Lacerda agradeceu aos representantes das instituições que firmaram contrato com o Sebrae e parabenizou os professores e a UFPI pela conquista dos troféus do Desafio Universitário Empreendedor.

“Temos soluções para todos os níveis de ensino. Essa parceria com as IES contribuirá para formar alunos mais preparados para enxergar as oportunidades e enfrentar desafios, reforçando a nossa missão institucional, que é fomentar o empreendedorismo e promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios”, disse Lacerda.

Ainda segundo o diretor superintendente aliar conhecimento acadêmico com conhecimento empreendedor é uma decisão bastante acertada dos professores que incentivam os alunos a participar do Desafio Universitário. “Esses estudantes, com certeza, serão pessoas mais preparadas para empreender e competir”, finalizou.

Mais informações sobre o Programa Nacional de Educação Empreendedora do Sebrae podem ser obtidas na Unidade de Produtos e Soluções, localizada no 1º andar do prédio da instituição em Teresina, na Av. Campos Sales, nº 1046 – Centro.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.