Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Iphan autoriza retomada nas obras da igreja São Benedito

A aprovação do instituto é necessária, tendo em vista que a igreja tem as portas e acervos tombados para preservação.

A reforma da igreja São Benedito deve ser retomada nos próximos dias. Toda a documentação técnica necessária para a obra já foi analisada e autorizada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional-Iphan, órgão de regulamentação e proteção aos bens culturais do país. A aprovação do instituto é necessária, tendo em vista que a igreja tem as portas e acervos tombados para preservação.

A demora na retomada da reforma se deu pelo processo burocrático de tutela de preservação, que envolve vários órgãos administrativos. “Nós sabemos do envolvimento de todos os atores envolvidos na reforma da igreja. O que nós desejamos e esperamos é que todos os passos e procedimentos registrados nos documentos que estão no IPHAN sejam seguidos à risca”, explica o superintendente do órgão, Fábio Ferreira.

  • Foto: Davi Fernandes/GP1Igreja São Benedito, na Avenida Frei SerafimIgreja São Benedito, na Avenida Frei Serafim

Ao longo de mais de cem anos, a igreja São Benedito já passou por várias reformas estruturais. A mais recente delas (climatização) resultou na queda de um dos pilares, tornando necessário o tombamento e verificação de procedimentos que não comprometessem diretamente sua estrutura física.

Além da parte burocrática, existe ainda a questão financeira, pois a obra está orçada em quase 500 mil reais. Dessa forma, frei Chagas Santos, pároco da igreja São Benedito, pede que sejam ofertadas orações e auxílio financeiro para retomada e finalização da reforma do espaço que, além de representar um importante templo religioso da Igreja Católica em Teresina, também é um dos principais cartões postais da cidade.

“Pelo novo projeto percebemos que a reforma vai ser grande e ainda não temos todo o dinheiro necessário para custeá-la. Mas contamos com o apoio e orações de todos os piauienses que amam a igreja São Benedito”, declara o sacerdote.

Para ajudar financeiramente a reforma, o interessado pode procurar a equipe piloto responsável pela reforma no convento de São Benedito, ou a coordenação da Cúria Metropolitana Arquidiocesana, localizada no Centro Pastoral Paulo VI.

É importante destacar que apesar de fechada para reforma, o atendimento prestado pela secretaria da igreja acontece normalmente no Convento São Benedito, localizado ao lado, na Avenida Frei Serafim, de segunda à sexta de 08h às 12 e das 14h às 17h, assim como as celebrações eucarísticas, que ocorrem no Salão do Pão de Santo Antônio na Praça da Liberdade, em horários variados: segunda à sábado (05h:00 e 17h:30), Domingo (06h:30, 09h, 11h, 18h).

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.