Fechar
GP1

Mundo

Irã admite ter derrubado avião ucraniano com míssil

Todas as 176 pessoas a bordo da aeronave morreram; Exército diz que responsáveis serão processados.

O Irã admitiu na madrugada deste sábado, 11, que seus militares derrubaram “não intencionalmente” o avião a jato ucraniano que caiu logo após decolar na última quarta-feira, 8, matando todos os 176 a bordo.

A declaração culpa um “erro humano” pela queda. A aeronave foi abatida na quarta-feira, 15 horas depois que o Irã lançou um ataque de míssil balístico em duas bases no Iraque, onde havia militares dos EUA, em retaliação pelo assassinato do general iraniano Qassim Suleimani em um ataque de drone em Bagdá. Ninguém foi ferido no ataque às bases.

O avião, a caminho da capital ucraniana de Kiev, levava 167 passageiros e nove tripulantes de vários países, incluindo 82 iranianos, 57 canadenses e 11 ucranianos, segundo autoridades.

Em um comunicado divulgado pela imprensa estatal, o exército disse que o jato foi confundido com um "alvo hostil'' depois que passou em um "delicado centro militar" da Guarda Revolucionária. O exército estava em seu "nível mais alto de alerta", diz o documento, após alguns dias de grandes tensões com os Estados Unidos.

"Sob tais condições, devido a um erro humano e involuntariamente, o projétil chegou ao voo", afirma o texto. O exército pede desculpas pelo desastre e diz que melhorará sistemas para impedir que esses "erros" aconteçam no futuro. O texto também destaca que os responsáveis ??pelo ataque serão processados.

O Irã negou por vários dias que um míssil derrubou a aeronave. Mas então os Estados Unidos e o Canadá, citando informações de inteligência, disseram acreditar na hipótese.

Na quinta-feira, autoridades americanas, canadenses e britânicas disseram que o boeing foi abatido por engano por um míssil do Irã. O New York Times divulgou um vídeo de celular que mostra a explosão do que parecia ser um avião no céu de Teerã.

Consequências

O reconhecimento da responsabilidade do Irã pelo acidente pode inflamar o sentimento do público contra as autoridades, depois que os iranianos reuniram-se em torno de seus líderes após o assassinato de Suleimani. O general era visto como um ícone nacional e centenas de milhares de iranianos compareceram a procissões fúnebres em todo o país.

Mas a maioria das vítimas do abatimento eram iranianos ou iranianos-canadenses, e o acidente ocorreu apenas algumas semanas depois que as autoridades anularam protestos em todo o país desencadeados por um aumento nos preços da gasolina.

O presidente do Irã, Hassan Rouhani, culpou a tragédia por “ameaças e bullying'' dos Estados Unidos após o assassinato de Suleimani. Ele expressou condolências às famílias das vítimas e pediu uma “investigação completa” e a acusação dos responsáveis.

“Um dia triste'', twittou o ministro das Relações Exteriores do Irã, Mohammad Javad Zarif. “O erro humano no momento da crise causado pelos aventureiros Estados Unidos levou ao desastre. Nosso profundo pesar, desculpas e condolências ao nosso povo, às famílias de todas as vítimas e a outras nações afetadas ''.

"É um passo certo do governo iraniano admitir responsabilidade e dar às pessoas um passo em direção ao fechamento com essa admissão", disse Payman Parseyan, um proeminente iraniano-canadense no oeste do Canadá que perdeu vários amigos no acidente. “Acho que a investigação teria divulgado se eles admitissem ou não. Isso lhes dará a oportunidade de ‘salvar a pele’”.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.