Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Jeová Alencar avalia gestão à frente da Câmara de Teresina

A Câmara vem passando por um processo de informatização em todos os setores, inclusive, com transmissão das sessões ordinárias ao vivo o que tem dado mais transparência e dinamismo ao legisla

Vereadores experientes da oposição e da base do prefeito de Teresina Firmino Filho (PSDB), têm feito elogios à atuação do presidente da Câmara Municipal teresinense, Jeová Alencar (PSDB). A maioria dos parlamentares é categórico em afirmar que o tucano tem se posicionado como o melhor gestor do legislativo dos últimos 30 anos.

Durante entrevista ao GP1, Jeová Alencar fez um balanço dos resultados positivos alcançados por ele e lembrou que a Casa vem passando por um processo de informatização em todos os setores, inclusive, com transmissão das sessões ordinárias ao vivo, o que tem dado mais transparência ao legislativo, possibilitando o acompanhamento diário da produção de cada parlamentar.

  • Foto: GP1Jeová AlencarJeová Alencar

“As ações foram muito positivas em muitos aspectos. Com inovações tecnológicas como a própria produção dos 29 vereadores. Se pegar a Câmara hoje, fazendo um comparativo com o passado, a gente vê grande evolução no tocante a informatização. Hoje temos as transmissões ao vivo das sessões ordinárias e isso deu maior visibilidade, não só à Casa, mas, principalmente, aos trabalhos dos vereadores. O que mais buscamos é a transparência dos trabalhos, antigamente a gente tinha um projeto que após aprovado e divulgado em alguns setores da mídia, às vezes, as pessoas não entendiam. Hoje não, você tem a oportunidade de assistir ao vivo as sessões ordinárias, vê o posicionamento de cada vereador, vê o que aquele projeto diz na íntegra, sua justificativa”, disse o tucano.

Jeová Alencar ressaltou ainda o aumento no número de acessos ao portal da Câmara. “O nosso portal está sendo muito acessado pelas pessoas e isso nos deixa felizes porque mostra que as pessoas gostam de política. As pessoas dizem que assistem as sessões. Foi um grande avanço. Sem falar da votação eletrônica que você vê a forma que cada vereador votou. Com o nosso painel eletrônico, não tem como fugir. Antigamente uns vereadores sentavam, outros ficavam de pé e tinha que contar e recontar os votos. Agora você aperta uma tecla e seu voto sai lá no painel de maneira clara, do jeito que o povo quer”, comemorou.

  • Foto: GP1Jeová AlencarJeová Alencar

Outro projeto que já está em andamento, trata da informatização do setor que cuida da tramitação dos projetos do legislativo municipal. “Acredito que até o início de janeiro, a gente estará informatizando todo o setor legislativo, toda tramitação de projetos dessa Casa, será através de mídia. Inclusive, já estão instalando os computadores no plenário, eles poderão acompanhar cada projeto no seu próprio computador”, colocou.

Além das inovações já citadas, Jeová Alencar detalhou a inauguração do novo portal da Casa. “A gente talvez esteja inaugurando, acredito que até a segunda quinzena do mês de janeiro, um novo Portal da Câmara Municipal de Teresina. Apesar de ser um portal institucional, mas ele será muito atrativo. Vamos criar um blog de cada vereador e isso facilitará a vida da imprensa. Ele será alimentado diariamente com os trabalhos dos vereadores. Mas também iremos buscar nas comunidades, o potencial de cada uma delas. Fazendo com que a população acesse cada vez mais o nosso portal, que cada vez mais essa Casa esteja junto da população”, comentou.

A Câmara Itinerante foi mais uma inovação trazida na administração do atual presidente do legislativo municipal. “Outro grande avanço é a Câmara Itinerante, os vereadores indo aos bairros de Teresina junto com as suas lideranças, junto da população. Buscando ver os problemas da cidade, buscando fazer uma ponte entre as comunidades e o Poder Executivo. Com isso, ganham as pessoas e ganha a cidade”.

  • Foto: GP1Jeová AlencarJeová Alencar

Jeová Alencar também deu destaque a parceria que será firmada com a TV Assembleia, por meio do presidente do parlamento do Piauí, o deputado Themístocles Filho, para que sejam divulgados os trabalhos desenvolvidos na Câmara de Teresina.

“Já estamos bem adiantados, talvez a gente assine esse convênio já na primeira quinzena de janeiro como o deputado Themístocles Filho, presidente da Assembleia, que tem sido muito solícito com essa Casa e com esse presidente. A gente vai formatar uma programação diária na TV Assembleia, estilo Assembleia em Foco, onde iremos mostrar os trabalhos institucionais da Câmara. Como também já estamos na busca para firmarmos também um convênio com a transmissão ao vivo das sessões ordinárias na TV aberta, ou seja, como acontece na TV Assembleia”, explicou Alencar.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.