Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Joaquim do Arroz critica não aprovação de emenda para transporte

Joaquim do Arroz queria destinar parte dos recursos da área de comunicação para ajudar na melhoria do transporte eficiente que é destinado a pessoas com deficiência física.

O vereador Joaquim do Arroz criticou nessa terça-feira (18) o fato da base do prefeito Firmino Filho (PSDB) não ter aprovado a sua emenda que retira parte dos recursos destinados ao setor de comunicação para a melhoria do transporte eficiente.

Nesta terça-feira os vereadores votaram a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) da Prefeitura de Teresina, que irá servir como base para a elaboração do Orçamento 2020. Joaquim do Arroz queria destinar parte dos recursos da área de comunicação, cerca de R$ 2 milhões, para ajudar na melhoria do transporte eficiente que é destinado a pessoas com deficiência física.

  • Foto: Helio Alef/GP1Joaquim do ArrozJoaquim do Arroz

Questionado sobre não ter o apoio suficiente para colocar a sua emenda na LDO, o vereador afirmou que a população é que terá que decidir se os vereadores tomaram a decisão certa.

“Eu não posso falar dos outros. O julgador do vereador é o povo. Vereador não julga vereador, quem julga é o povo. Eu fiz o meu trabalho e vou continuar fazendo a favor dos cadeirantes. A gente nunca sabe o dia de amanhã”, disse o vereador.

Joaquim do Arroz destacou que possui um amigo que é cadeirante e que entende as dificuldades. “Hoje estamos aqui com as nossas pernas para caminhar, mas amanhã podemos sofrer um acidente. Eu tenho um amigo que é cadeirante, ele passou o carnaval comigo e um mês depois ele teve um acidente em um exame de ressonância. Sedaram ele, na hora de jogar ele para a maca, jogaram ele de forma brusca, quebrou a coluna, e hoje ele é cadeirante, então ninguém sabe o dia de amanhã”, citou.

O parlamentar ainda fez críticas ao prefeito Firmino e aos aliados da prefeitura. “Quero parabenizar o prefeito e a base dele, que de todo jeito trabalharam muito bem, com todos os manejos possíveis. Eles trabalharam muito bem. Agora para o bem de quem, a gente não sabe”, ironizou.

Proposta equivocada

A vereadora Graça Amorim (sem partido) teceu críticas ao projeto defendido por Joaquim do Arroz. A parlamentar avaliou a proposta como importante, mas ressaltou que o projeto foi apresentado de forma ‘equivocada’ na Câmara Municipal e não teve o reconhecimento do equívoco por parte do vereador proponente.

“Isso é uma proposta que a gente diz que é importante o transporte eficiente. Agora, a proposta é apresentada de forma equivocada e não há o reconhecimento de quem propôs de que houve o equívoco, mas a própria prefeitura na LDO já aumentou esse percentual de atendimento, que antes era 75% e agora na proposta que nós votamos hoje aumenta para 80%. Os vereadores no lugar de colocar em porcentagem, colocaram em real. Em real, é só no orçamento", disparou Graça Amorim.

Acidente com cadeirante

No dia 10 de junho, aconteceu um grave acidente com o cadeirante Wilson Gomes, presidente da Associação de Cadeirantes de Teresina (Ascamte). Ele descia do transporte eficiente da empresa Santa Cruz e rampa despencou. Com a queda ele ficou com várias escoriações, bateu a cabeça no chão, quebrou o cotovelo e precisou fazer cirurgia. Na ocasião do acidente, a Strans informou que iria apurar o caso e tomaria as devidas providências.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

MP apura acidente de cadeirante no transporte eficiente de Teresina

Rampa de transporte eficiente de Teresina cai e cadeirante quebra cotovelo

Cadeirante se urina por falta de banheiro acessível na Strans

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.