Fechar
GP1

Piauí

Juiz condena ex-prefeito de Campo Maior Bona Carbureto

A decisão é juiz Julio Cesar Menezes Garcez e foi publicada no diário do Tribunal de Justiça da última sexta-feira (29).

O juiz da Comarca de Campo Maior, Júlio Cesar Menezes Garcez, condenou o ex-deputado estadual e ex-prefeito Raimundo Nonato Bona, “Bona Carbureto”, em ação de improbidade administrativa. O ex-prefeito de Campo Maior vai ter que ressarcir R$ 891.289,44 (oitocentos e noventa e um mil, duzentos e oitenta e nove reais e quarenta e quatro centavos), valor do dano causado aos cofres do município.
Imagem: ReproduçãoBona Carbureto (Imagem:Reprodução)Bona Carbureto
Além do ressarcimento integral do valor do dano ao erário, Bona Carbureto foi condenado a suspensão dos direitos políticos por 5 anos, proibição de contratar com o poder público por 3 anos e ao pagamento de multa em valor 20 vezes a remuneração que recebia quando prefeito.

A ação foi proposta pelo município de Campo Maior, em março de 2009. De acordo com a denúncia, Bona Carbureto, na qualidade de prefeito do município, deixou de prestar contas do Convênio n.° 430098, celebrado junto a Secretaria de Recursos Hídricos, cujos recursos seriam destinados à despoluição do Açude Grande de Campo Maior, com serviços de limpeza e construção do contorno das margens.

A decisão foi publicada no diário do Tribunal de Justiça da última sexta-feira (29).

Outra condenação


Em janeiro de 2014, Bona Carbureto foi condenado em outra ação de improbidade administrativa por dano ao erário. O ex-prefeito foi condenado a ressarcir R$ 1.386.768,25 (um milhão trezentos e oitenta e seis mil setecentos e sessenta e oito reais e vinte e cinco centavos) por ter desviado recursos Fundo Nacional da Saúde.

Histórico político

Bona Carbureto foi eleito prefeito de Campo Maior por dois mandatos. A primeira eleição ocorreu em 1988, pelo PDT. Em 2000, ele foi novamente eleito para comandar a prefeitura do município, desta vez pelo PMDB, sendo derrotado quando disputava a reeleição no pleito de 2004. O político também foi deputado estadual, eleito nas eleições de 1994.

Foi derrotado ao disputar um mandato de deputado estadual em 2006, de prefeito de Campo Maior em 2008 e de deputado federal em 2010.

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.