Fechar
GP1

Coronavírus no Piauí

Juiz manda empresas entregarem 80 respiradores ao Piauí em 48 horas

A decisão foi dada pelo juiz federal Márcio Magalhães Braga, da 2ª Vara da Justiça Federal no Piauí, para que em 48h sejam entregues os ventiladores.

O juiz federal Márcio Magalhães Braga, da 2ª Vara da Justiça Federal no Piauí, intimou e deu prazo de 48 horas para que as empresas Intermed Equipamentos Médico Hospitalares e Magnamed Tecnologia Médica S/A façam a entrega dos 80 respiradores mecânicos (ventiladores pulmonares) que foram adquiridos pelo Governo do Estado do Piauí para o combate do novo coronavírus (Covid-19). A decisão foi dada nesta terça-feira (05).

Conforme a decisão do magistrado, caso não seja cumprida a determinação no prazo, algumas medidas coercitivas requeridas pelo Estado para garantir a efetividade da medida liminar serão analisadas.

De acordo com o governador Wellington Dias (PT-PI), a compra dos respiradores foi feita há pelo menos um mês e atualmente o Estado segue realizando medidas para equipar leito de UTI, para que com as ações de isolamento social, seja evitado o colapso na Saúde Pública.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Governador Wellington Dias Governador Wellington Dias

“Já estamos há quase um mês com essa situação onde havíamos comprado os ventiladores e não recebemos, e agora estamos em uma corrida contra o tempo para equipar os leitos clínicos e de UTI para receber os pacientes mais graves acometidos pela Covid-19. O nosso planejamento somado ao isolamento social têm nos permitido não chegar ao colapso. Porém, os casos estão aumentando e esses aparelhos são essenciais para a manutenção de muitas vidas”, disse Wellington.

O Governo Estadual tinha comprado os respiradores, mas o Ministério da Saúde requisitou os aparelhos para distribuir a outros estados. Embora a nova decisão seja favorável para o Piauí, as empresas ainda podem recorrer.

Mortes e casos da covid-19 no Piauí

Boletim epidemiológico divulgado na noite desta terça-feira (05) pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) aponta que subiu para 30 o número de óbitos confirmados por coronavírus (covid-19) no Piauí. A quantidade de casos confirmados também aumentou, passando de 875 para 949, ou seja, 74 novos casos desde a última atualização.

A última vítima é um senhor de 73 anos, natural de Colônia do Gurguéia. Ele faleceu no Hospital Tibério Nunes, em Floriano, e tinha histórico de hipertensão.

De acordo com os dados da Sesapi, foram registrados novos casos da doença em Boa Hora. Com isso, 77 municípios do Piauí passam a ter casos confirmados do novo coronavírus. Ainda segundo o boletim, 11.706 casos já foram descartados após a realização de testes e exames.

Dos casos confirmados nesta terça, sao 33 mulheres e 41 homens, com idades que variam de 8 anos a 80 anos.

As outras 29 pessoas que morreram por coronavírus foram: o casal de idosos Jomar Pereira da Silva (88) e Marlúcia Pereira da Silva (73); o prefeito de São José do Divino, Antônio Felícia; o empresário Oderman Bittencourt; o empresário Nogueira Neto; um homem de 56 anos; uma jovem de 22 anos; um senhor de 63 anos; um idoso de 72 anos; uma idosa de 73 anos; uma adolescente de 13 anos; um senhor de 61; um idoso de 98 anos; um senhor de 85 anos; um idoso de 79 anos; um senhor de 64 anos; uma idosa de 99 anos; um jovem de 21 anos; uma idosa de 70 anos; um senhor de 79 anos; um idoso de 95 anos; uma senhora de 83 anos; uma idosa de 73 anos; e um senhor de 77 anos; um home de 59 anos; uma idosa de 91 anos; um senhor de 69 anos; um homem de 46 anos; e um idoso de 68.

Coronavírus no Brasil

Com os dados do Piauí, o total oficial de vítimas no país subiu de 7.321 para 7.922. De acordo com os dados disponíveis, o número total de casos confirmados da covid-19 subiu para 1114.789, um acréscimo de 7.009 casos desde a última atualização.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Chega a 30 número de mortes confirmadas por covid-19 no Piauí

Bairro Jóquei registra 30 casos confirmados do novo coronavírus

Covid-19: prefeito Firmino Filho admite adotar lockdown em Teresina

Piauí é o 2º estado do Nordeste com menos mortes por covid-19

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.