Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Juiz proíbe André Baía de fazer manifestações na frente da casa de Firmino

A decisão do juiz de direito Raimundo José de Macau Furtado, da 1º Vara Cível da Comarca de Teresina, foi dada nessa terça-feira (09).

O juiz de direito Raimundo José de Macau Furtado, da 1º Vara Cível da Comarca de Teresina, deferiu tutela de urgência proibindo o empresário André Canuto Baía de realizar e/ou promover manifestação em frente e/ou próximo à residência do prefeito Firmino Filho e de sua esposa, a deputada Lucy Soares. A decisão foi dada ontem (09).

Também são réus na ação de reparação por danos morais os empresários Fernando Aguiar e Luciano Pinheiro Carvalho.

  • Foto: Marcelo Cardoso/GP1 André BaíaAndré Baía

Denúncia

Firmino e Lucy, autores da ação, alegaram que na noite do dia 01/06/2020, por volta das 18 horas, André Baía acompanhado de outras pessoas, durante o estado de calamidade pública decretado na cidade de Teresina, dirigiram-se até a residência deles e, em razão da condição de função pública de Prefeito Municipal exercida, lhe perturbaram o sossego e a tranquilidade do casal através de um “buzinaço”, gritos, xingamentos, foguetes e som alto.

Afirmaram ainda que em prints de conversas de um grupo do Whatsapp denominado “Patriota Piauí”, que circulam nas redes sociais, alguém questiona “Quem fez isso?”, referindo-se ao “buzinaço”, e recebe como resposta “A gente kkkkk”.

  • Foto: Alef Leão/GP1Lucy Soares e Firmino FilhoLucy Soares e Firmino Filho

Em outro print, por sua vez, o prefeito relatou que uma pessoa de nome “André Baía” enviou mensagem a outra e, que após esta responder que lamentava a participação dele no “buzinaço”, André Baía disse: “Acho estaria tudo muito pior se lá eu não estivesse para tentar acalmar os ânimos. Reflitamos. Forte e respeitoso abraço.”

Consta também que, por meio da rede social Instagram, Luciano Pinheiro Carvalho assumiu ser um dos coautores dos atos realizados contra o prefeito e primeira-dama, além de ter divulgado na internet vídeo em que relata ter sido “convidado a falar da nossa manifestação ontem na casa do nosso Prefeito”.

O prefeito alegou que circulam nas redes sociais áudios – atribuídos a Luciano Pinheiro Carvalho - que o ameaçam e o injuriam, bem como que incitam a população à prática de perturbação do sossego e da tranquilidade do lar.

Ademais, também foi identificado Fernando Aguiar, conforme demonstra vídeo por ele gravado enquanto dirigia veículo automotor e divulgado em redes sociais.

Eles requereram a concessão liminar da tutela urgência para determinar que os denunciados se abstenham de realizar e/ou promover toda e qualquer manifestação em frente e/ou próximo a sua residência, sob pena de pagamento de multa no valor de R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais) por cada ato violador praticado.

Decisão

Ao conceder a liminar, o magistrado destacou que ficou verificado que o direito de reunião/manifestação estava sendo exercido de modo diverso ao que estabelece a Constituição Federal, em prejuízo do direito de ir e vir do prefeito e primeira-dama bem como de terceiros, a intimidade, vida privada e ao sossego alheio.

“Somado a isso, é importante destacar que as manifestações ocorreram em época de pandemia, em que é recomendado o isolamento social”, completou.

Em outro ponto, o juiz ressaltou que “não se pretende impedir o direito de livre manifestação/reunião, mas este deve ser exercido dentro de limites que facilmente se extraem da interpretação sistemática do arcabouço constitucional”.

Ao final concedeu a tutela a fim de determinar que os requeridos se abstenham em realizar e/ou promover a realização de toda e qualquer manifestação em frente e/ou próximo à residência dos autores, sob pena de pagamento de multa no valor de R$ 10.000,00 (dez mil reais) para cada autor em caso de descumprimento, além do que poderão ser determinadas outras medidas coercitivas.

Foi determinado ainda o envio de ofício ao Comando-Geral da Polícia Militar do Estado do Piauí, comunicando a decisão para adoção das medidas que entender necessárias.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Fábio Sérvio: "em casa Firmino não é o prefeito, ele é um pai de família"

Políticos repudiam manifestação na porta da casa de Firmino Filho

Wellington Dias defende Firmino após protesto de empresários

Empresários vão até casa de Firmino protestar pela reabertura do comércio

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.