Fechar
GP1

Bertolínia - Piauí

Juíza recebe denúncia contra ex-prefeito Zé Nordeste e mais 9 pessoas

A decisão da juíza federal substituta Camila de Paula Dornelas, da Vara Única de Floriano, é desta terça-feira (16).

A juíza federal substituta Camila de Paula Dornelas, da Vara Única de Floriano, recebeu denúncia contra o ex-prefeito de Bertolínia, José Donato de Araújo Neto, mais conhecido como Zé Nordeste Monica da Silva Pinto Cronemberger (ex-secretária de Saúde), Orisman Martins de Souza Rocha (ex-secretário de Educação), Eliana Rodrigues da Cruz Veloso (ex-secretária de Finanças) e os empresários Antonia Nonata da Costa, Gianmarko Alecksander Cardoso Beserra, Eliane Araújo Cardoso, Sumaia Claudia Soares, Áurea da Silva Faustino e José Gomes Machado. A decisão é desta terça-feira (16).

Segundo a denúncia do Ministério Público Federal, José Donato, Monica da Silva, Orisman Martins e Eliana Rodrigues em concurso e em unidade de desígnios, desviaram recursos públicos federais em proveito próprio de José dos Santos Matos, Antonia Nonata da Costa, Gianmarko Alecksander Cardoso Beserra, Eliane Araújo Cardoso, Sumaia Claudia Soares, Áurea da Silva Faustino e José Gomes Machado, tendo estes últimos se utilizado de pessoas jurídicas e fornecido notas fiscais inidôneas para a prefeitura, as quais foram usadas perante os órgãos de controle para justificar a aplicação dos recursos desviados.

José Donato, Mônica da Silva, Orismam Martins, Eliana Rodrigues, Antonia Nonata e Gianmarko Alecksander foram denunciados por desvio de dinheiro público, falsidade ideológica e associação criminosa.

Sumaia Claudia, Áurea da Silva e José Gomes foram denunciados por desvio de dinheiro público e falsidade ideológica.

A magistrada determinou a citação dos acusados para apresentarem respostas escritas à acusação, no prazo de 10 (dez) dias, nos moldes do art. 396 do CPP, ocasião em que poderão elencar preliminares e toda a matéria de defesa, apresentar documentos e justificações, apontar provas pretendidas e testemunhas a serem ouvidas, qualificando-as e requerendo sua intimação, se necessário.

Ourtro lado

Procurado nesta quarta-feira (18), o ex-prefeito não foi localizado para comentar o caso.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.