Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Júnior do MP3 diz que grupo de petistas está criando atritos no partido

“A gente vem percebendo que tem um grupo minoritário que não quer a harmonia do partido e que não tem interesse na candidatura própria", afirmou.

O ativista Júnior do MP3 (PT) afirmou ao GP1 nessa sexta-feira (11) que tem membros do partido querendo evitar um consenso para a disputa pela Prefeitura de Teresina e causar uma desarmonia com o objetivo de impedir que a legenda tenha um candidato em 2020.

Júnior do MP3, Fábio Novo e Franzé Silva são os nomes do PT interessados em disputar a Prefeitura de Teresina. Em uma reunião realizada entre os petistas nessa semana, Franzé sugeriu a realização de uma pesquisa onde a população diria quem seria o melhor candidato da legenda. Quem estivesse melhor posicionado seria o candidato do PT e os demais retirariam as pré-candidaturas. Só que alguns membros da legenda não aceitaram, como o vereador Dudu Borges que afirmou que a decisão final é da instância partidária e não de pesquisas. Franzé chegou a trocar farpas com Dudu devido a essa situação, onde afirmou que o vereador surtou após os pré-candidatos concordarem com a proposta e disse que estão querendo criar uma “guerra”.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Júnior do MP3Júnior do MP3

Júnior do MP3 afirmou que estão querendo causar discórdia entre os pré-candidatos, pois os três haviam concordado com a ideia da pesquisa. “A gente vem percebendo que tem um grupo minoritário que não quer a harmonia do partido e que não tem interesse na candidatura própria. Havia um acordo, mesmo sabendo que não havia no regimento a pesquisa sobre a candidatura do PT. Geralmente a gente atende a instância do partido, mas houve uma proposta do Franzé de uma pesquisa pública, para saber dos três quem a população de Teresina indicaria. A expectativa de todos era que eu não aceitaria, mas como era uma pesquisa isenta, feita direcionada a população de Teresina, claro que eu aceitei. Depois que eu aceitei, dois companheiros surtaram imediatamente, puxaram o regimento interno do partido e começaram argumentar que o regimento não permitia”, afirmou.

Ele destacou que o acordo firmado permitia um consenso. “A gente sabe que não tem no regimento [a realização de pesquisa], mas estamos fazendo um acordo de companheiros para que o partido tenha o mais breve possível um candidato próprio, para entrar em 2020 já divulgando o nosso pré-candidato escolhido de forma democrática”, destacou.

O ativista afirmou que tem pessoas na legenda que não querem que o PT lance um candidato e que apoiam outras pessoas. “Tem um grupo aí que puxa para determinado candidato que não é do PT, e o outro que puxa para outro candidato. A gente lamenta isso, está parecendo 2016. Está do mesmo jeito, o modo operante tentando tumultuar, tentando desacreditar os candidatos para que no final a gente tenha atritos, que a gente não consiga mais consolidar uma candidatura própria. Uma ou duas pessoas querem que o PT seja vice de um candidato, e outros para ser vice de outro candidato, então é ruim, lamentável, eu nunca pensei que iriamos estar repetindo os atos de 2016. Vamos continuar denunciando isso. Não vamos entrar mais no consenso”, lamentou Júnior do MP3.

Franzé também faz críticas

Na quinta-feira (10), o deputado estadual Franzé Silva afirmou que o vereador Dudu surtou por " por não aceitar a decisão do partido de realizar pesquisas para definir o nome que vai disputar a Prefeitura de Teresina e que ele está tentando criar uma “guerra” desnecessária dentro da legenda.

  • Foto: Alef Leão/GP1Deputado Franzé SilvaDeputado Franzé Silva

Franzé disse que se a pesquisa for realizada, após a definição do nome, a instância partidária faria a homologação. "A gente ficou sem entender até agora a situação conjuntural do vereador Dudu, que surtou no meio da reunião, afirmando que a decisão teria que passar pela instância, mas é claro que vai passar. Aquele que for o melhor classificado [nas pesquisas] vai para a instância e ela vai homologar”, disse o deputado que destacou que “não queremos nos digladiar. Eu espero que o vereador reflita no seu posicionamento e que possamos construir uma unanimidade”.

Dudu é contra pesquisas

Segundo o vereador Dudu Borges, o Partido dos Trabalhadores nunca se baseou em pesquisa para definir quem será o candidato e que não irá fazer isso agora.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Vereador Dudu Vereador Dudu

“Independentemente da opinião pública temos que ter uma regra executada pela direção do partido, então o melhor instrumento é um encontro do diretório municipal que está marcado para a próxima terça-feira. Lá é uma instância superior do município que tem o poder de deliberar e encaminhar ações que tenham segurança partidária. Não podemos passar em cima da direção atual que é a do Paixão. Pesquisa de opinião nunca foi um instrumento no partido para balizar”, disse Dudu.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Deputado Franzé Silva afirma que vereador Dudu "surtou"

Dudu diz que PT não vai definir candidato com base em pesquisas

Dudu se opõe à proposta de consenso sugerida por Franzé Silva

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.