Fechar
GP1

Batalha - Piauí

Justiça determina penhora de bens do ex-prefeito Amaro Melo

Os cálculos foram homologados pelo juiz e não foram contestados pelo ex-prefeito. Os bens deverão ser leiloados para o pagamento da dívida.

  • Foto: Divulgação Amaro Melo Amaro Melo

O juízo da 3ª Vara Cível de Teresina expediu carta precatória para a Comarca de Batalha determinando a penhora dos bens do ex-prefeito Amaro Melo, no valor de R$ 1.419.000,00 (um milhão e quatrocentos mil reais), na ação cível em que é requerente João de Almendra Freitas Filho, seu ex-cunhado. Os cálculos foram homologados pelo juiz e não foram contestados pelo ex-prefeito.

Os bens deverão ser leiloados para o pagamento da dívida. A penhora deverá ser feita sobre os seguintes imóveis: Fazenda Buriti (com 652 hectares), Terreno situado na praça Fernando Castro, gleba de terras denominada Campo Grande (com 280 hectares) e uma gleba de terras denominada Galego, situada na localidade Vitória de Cima (com 4.619 hectares).

Entenda o caso  

O ex-prefeito Amaro Melo ajuizou ação de prestação de contas alegando que João de Almendra Freitas Filho servindo-se sobre o poder de controle sobre o capital votante da companhia Agropastoril Ltda S/A e de sua posição de administrador, vendeu a terceiros todo o parque imobiliário de propriedade da empresa, sob o argumento de haver-se tornado impossível a consecução do objetivo social da empresa.

Amaro melo alegou que a venda foi feita sem consulta a Assembleia Geral dos acionistas, sem avaliação previa e formal do patrimônio e sem o estabelecimento de plano razoável e consistente de aplicação dos recursos da venda. Destacou que o fato de ocupar a posição de acionista controlador não lhe dava poderes ilimitados, mas ao contrário, atribui-lhe obrigações especificas, dentre as quais as de prestar contas de suas atividades.

Ao final, pediu pela prestação de contas devida por Joao Freitas bem como a condenação ao pagamento do prejuízo causado aos sócios em decorrência da venda.

O juízo da 3ª Vara Cível extinguiu o processo, sem julgamento do mérito, acolhendo as preliminares de ilegitimidade ativa com fundamento no artigo 122, III, da Lei 6.404/76 e de perda do objeto em razão da prestação de contas já ter sido apresentada em Assembleia Geral, conforme ata juntada aos autos.

O ex-prefeito apelou para o Tribunal de Justiça, que não deu provimento ao recurso. 

Outro lado 

Procurado, o ex-prefeito Amaro Melo não foi localizado para comentar o caso. 

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.