Fechar
GP1

Esportes

Justiça proíbe uso de spray em partidas oficiais da FIFA

Segundo a Justiça, caso a FIFA descumpra a decisão, a multa pode chegar a R$ 50 mil por evento.

O juiz auxiliar da 7ª Vara Empresarial da Capital, Ricardo Lafayette Campos, da Justiça do Rio de Janeiro, proibiu o uso de spray de marcação nas partidas de futebol organizadas pela Federação Internacional de Futebol (FIFA) e suas confederações ou associações filiadas. O produto é usado principalmente em cobranças de falta.

A ação foi ajuizada pela empresa Spuni Comércio de Produtor Esportivos e Marketing Ltda, que acusa a FIFA de desobedecer às leis de proteção da propriedade intelectual. A denunciante alega ser criadora do spray utilizado para marcar a distância da posição da barreira e da bola em relação ao local de cobranças de falta. Segundo a Justiça, caso a FIFA descumpra a decisão, a multa pode chegar a R$ 50 mil por evento.

  • Foto: DivulgaçãoUso de spray em jogos da FIFAUso de spray em jogos da FIFA

“Não há qualquer questão a ser dirimida quanto a sua propriedade e, portanto, o spray é exclusivo do mesmo, sendo vedado a qualquer outro o fabrico do mesmo. Mas não é só. Há vasta comprovação de que após o invento, o réu violou a boa-fé objetiva contratual ao induzir o autor a não buscar empresas para tornar o invento, um item com produção em escala mundial, afirmando que o mesmo compraria a patente quando, na verdade, estava apenas, ao menos em sede de cognição sumária, ganhando tempo para negociar com terceiros spray semelhante ou simplesmente, violar a patente do autor, ou não lhe dando a autoria correta, como e. g. quando cobriam o nome da marca do spray do autor nas competições oficiais. A violação do ´fair play´, inclusive um lema de propaganda da FIFA resta evidenciado, o que o Poder Judiciário não tolera”, afirma o magistrado em sua decisão.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.