Fechar
GP1

Polícia

Kleiton Holanda diz que mortes de presos podem ter relação com PCC

Segundo dados do Departamento Penitenciário Nacional, há no Piauí cinco facções criminosas.

O vice-presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí (Sinpoljuspi), Kleiton Holanda, afirmou ao GP1, que os dois detentos assassinados este ano no Estado, podem ter ligação com a presença de facções criminosas, que atuam em todo o país.

“Por questões de segurança, eu vou evitar falar nomes e locais, porque como há esse litígio de facções criminosas contra o PCC [Primeiro Comando da Capital], qualquer revelação de nome poderá desencadear uma matança de forma generalizada. Agora, os dois casos que ocorreram na Casa de Custódia, foi mandado por alguém com muito poder de liderança, certamente ligado à uma facção do PCC, já que tem relação com a questão de assalto à banco”, afirmou.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Kleiton HolandaKleiton Holanda

O PCC é uma organização criminosa que comanda assassinatos, rebeliões, assaltos, sequestros e narcotráfico e segundo dados do Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN), está presente em praticamente todos os Estados brasileiros, inclusive no Piauí.

Mortes

No dia 12 de janeiro, um preso identificado por Humberto Hilton Fernandes de Moraes foi morto por enforcamento pelos presos Francisco Alisson Pereira da Silva e Rafael de Oliveira Carvalho, dentro de uma viatura da Secretaria de Justiça do Piauí (DUAP) quando estavam sendo transferidos, estes e outros cinco, da Casa de Custódia para a Penitenciária de Floriano.

Cinco dias depois, Rosenberg Silva Costa, de 29 anos, foi encontrado morto no Pavilhão C da Casa de Custódia, também com sinais de enforcamento. Ele estava preso desde o dia 19 de julho de 2016, por tráfico de drogas.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.