Piauí

Lacen recebe novo tipo de teste para detecção do coronavírus

O teste sorológico possui tecnologia de quimioluminescência e deverá ser distribuído nos hospitais do estado.

Nathalia Carvalho
Teresina
05/08/2020 12h22 - atualizado 12h23

O Laboratório Central de Saúde Pública do Piauí (Lacen) recebeu um novo tipo de teste para a detecção do novo coronavírus. Esse tipo apresenta maior sensibilidade e maior especificidade em relação aos demais testes.

De acordo com o Lacen, o teste sorológico possui tecnologia de quimioluminescência. Ao entrar em contato com o material coletado dos pacientes, o reagente começa a emitir uma luminosidade que varia de intensidade dependendo da quantidade de anticorpos presentes na amostra.

Quando maior a intensidade, mais anticorpos o paciente tem e isso indica a presença ou não do vírus. Mas, diferente do teste rápido, o resultado só fica pronto em até 48 horas após a entrada da amostra coletada no laboratório.

Os primeiros testes adquiridos serão utilizados em um inquérito sorológico com os profissionais da saúde que atuam nos hospitais da rede estadual. O Lacen está realizando um levantamento das unidades que compõem a rede para determinar a quantidade de testes que será realizado em cada hospital.

Mais conteúdo sobre: