Piauí

Lar da Fraternidade está há 40 dias sem internações por covid-19

A unidade de acolhimento emergencial é destinada para o atendimento de idosos com covid-19.

20/10/2020 17h53

A unidade de acolhimento emergencial “Lar da Fraternidade”, destinada para o atendimento de idosos positivados com covid-19 oriundos das Instituições de Longa Permanência de Teresina, está há 40 dias sem registros de internações.

Desde o dia 10 de agosto, data da inauguração, o espaço recebeu 42 idosos, sendo que 39 tiveram alta médica e retornaram às instituições de origem e três foram encaminhados às unidades de saúde. Ao todo, foram 21 homens e 21 mulheres com idades de 64 a 91 anos que foram atendidos na instituição onde puderam receber tratamento e cumprir o isolamento social adequadamente.

"Nós buscamos fazer esse trabalho de acolhimento dos idosos positivados e de orientação sobre as medidas preventivas nos abrigos. Graças a essa força tarefa, hoje nós estamos há 40 dias sem receber nenhum paciente. A equipe do Lar da Fraternidade está prestando auxílio em todos os abrigos, para fazer o monitoramento dos idosos", disse a secretária municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), Janaína Carvalho.

A coordenadora do Lar da Fraternidade, Mara Beatriz Andrade, destaca que durante o período de internação, todos os pacientes tiveram acompanhamento constante da equipe formada por técnicos e enfermeiros da Fundação Municipal de Saúde e cuidadores.

“A maioria dos idosos que atendemos durante o período de internação estava assintomático e cumpriu o período de isolamento sem complicações. No entanto, nós tivemos também alguns que apresentavam mudanças no quadro clínico e foram encaminhados aos hospitais de referência para receber os cuidados necessários. A equipe buscou fazer esse acompanhamento de perto para que o atendimento fosse feito com total agilidade aos pacientes”, disse a coordenadora.

O Lar da Fraternidade segue em atividade regular durante esse período de pandemia e dispõe de 25 leitos, tendo uma equipe formada por profissionais da área de enfermagem e psicologia. A unidade é gerenciada pela Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi) que também é responsável pelo fornecimento de alimentação, produtos de higiene e limpeza para a instituição.

Mais conteúdo sobre: