Fechar
GP1

Piauí

Lei que cria Dia de Combate ao Feminicídio no Piauí completa um ano

A lei de nº 7.120, que criou esta data, foi sancionada pelo governador Wellington Dias no dia 25 de maio de 2018.

O Piauí possui um destaque nos altos índices de crimes contra a vida de mulheres em relação aos demais estados. Dessa forma, foi-se constituído o Dia Estadual de Enfrentamento Ao Feminicídio no dia 27 de maio, data que faz alusão ao estupro coletivo ocorrido no município de Castelo do Piauí.

A lei de nº 7.120, que criou esta data, foi sancionada pelo governador Wellington Dias no dia 25 de maio de 2018. De acordo com o parágrafo único, a sociedade civil organizada poderá promover campanhas, seminários, palestras e entre outras atividades como forma de conscientizar a população sobre a importância de se combater o crime de feminicídio, tanto na forma tentada ou consumada. O regimento ainda destaca o enfrentamento das demais formas de violência contra a mulher.

Durante o dia, várias atividades serão realizadas. Hoje pela manhã, acontece uma audiência na Assembleia Legislativa do Estado (Alepi) e, no período vespertino, às 17h30, a Secretaria de Segurança Pública do Piauí irá realizar ações no Complexo da Ponte Estaiada, situado na Avenida Raul Lopes, zona leste da Capital.

Castelo do Piauí

O estupro coletivo em Castelo do Piauí, crime bárbaro que chocou todo o Estado e o país, aconteceu no dia 27 de maio de 2015. Quatro jovens foram estupradas e arremessadas do alto de um morro de cerca de 10 metros de altura por um homem e quatro adolescentes. Uma das jovens, identificada como Danielly, de 17 anos, não resistiu aos ferimentos e faleceu no dia 07 de junho, no Hospital de Urgência de Teresina (HUT).

Adão José Silva, acusado de ser o mentor do crime, foi condenado pelo Tribunal Popular do Júri, a 100 anos e 8 meses de reclusão. O julgamento aconteceu em fevereiro de 2018. Já os garotos foram condenados, ainda em 2015, a três anos de internação no CEM (Centro Educacional Masculino), pena máxima estabelecida pelo ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente). Um deles, Gleisom Vieira da Silva, foi morto pelos companheiros dentro do CEM, no dia 17 de junho do mesmo ano.

Feminicídios em 2019

O Piauí já registrou ao longo deste ano, um total de nove casos de feminicídios no interior do Estado. Três casos aconteceram no mês de janeiro, quatro em fevereiro, um março e um em abril. O mais recente foi registrado no dia 08 de abril em Alegrete do Piauí.

Os crimes ocorreram nos municípios de Esperantina, Regeneração, São Raimundo Nonato, Simplício Mendes, Castelo do Piauí, Betânia do Piauí, Cocal, Picos e Alegrete do Piauí.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.