Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Líder de quadrilha é morto durante operação do Greco em Teresina

Na ação, três pessoas foram presas, duas mulheres e um homem.

O Grupo de Repressão ao Crime Organizado (Greco) em conjunto com policiais da Bahia, deflagrou uma operação na madrugada desta quinta-feira (22) para desarticular um grupo criminoso especializado em roubo a bancos e, durante as diligências, o líder do grupo, “Neguim da Aparecida”, responsável pelas explosões de carros-fortes no Piauí, foi morto em troca de tiros com os policiais no bairro Vamos Ver o Sol, na zona sul de Teresina. Na ação, três pessoas foram presas, duas mulheres e um homem.

A informação é do secretário de Segurança Pública do Estado do Piauí, Fábio Abreu. “São três pessoas, duas mulheres e um homem, que foram presos, um veio a óbito. Têm armas apreendidas, veículos e dinheiro. Na verdade, a gente estava acompanhando esses ‘caras’ e, nesta semana, recebemos uma equipe da Bahia para prender, principalmente, esse líder que foi morto. E essa operação foi em conjunto com o CEPAC (Companhia de Polícia de Ações em Caatinga). Esse que morreu era muito procurado na Bahia e, no Piauí, a gente conseguiu identificar que ele participou [do roubo do Banco do Brasil] de Inhuma e dos carros-fortes”, explicou o secretário.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Fábio Abreu, Secretário de Segurança Fábio Abreu, Secretário de Segurança

Ainda de acordo com Fábio Abreu, todos os presos nesta operação têm envolvimento com as ações do Banco do Brasil, da cidade de Inhuma, alvo dos bandidos nessa quarta-feira (21) e dos carros-fortes, no mês de fevereiro deste ano.

Greco

O coordenador do Greco, delegado Willame Moraes, informou que os policiais chegaram até a residência onde os suspeitos estavam, no residencial Vamos Ver o Sol, depois que iniciaram as investigações envolvendo um assalto ao Banco do Brasil da cidade de Inhuma. “Na verdade, essas pessoas participaram do assalto à agência do Banco do Brasil, em Inhuma, na madrugada de ontem (21), Recebemos a informação, começamos as diligências nas primeiras horas de ontem ainda, que acabaram culminando com essas pessoas presas e conduzidas para o Greco. Tinha três pessoas adultas nessa casa e duas crianças, dinheiro, uma arma de fogo”, comentou.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Operação desarticula quadrilha especializada em roubo de bancosOperação desarticula quadrilha especializada em roubo de bancos

O confronto

O delegado Willame Morares disse ao GP1, que solicitou auxílio de policiais do BOPE, ao tomar conhecimento que parte da quadrilha se encontrava em uma casa na zona sul de Teresina e, durante a incursão, “Maguim da Aparecida” reagiu. “Nós solicitamos o apoio do BOPE e, ao adentrar na residência, tinha um fora e o outro que se encontrava dentro acabou por reagir, estava com uma escopeta e, infelizmente, veio a óbito”, esclareceu.

Participação em assaltos a bancos no Piauí

“Nós já temos elementos muito fortes, o próprio dinheiro arrecadado já comprova isso. Fora isso, nós temos outros elementos, mas, posteriormente, a gente vai mostrar o que nos leva à certeza que essas pessoas, hoje presas, participaram de forma direta na execução ao estouro do Banco do Brasil de Inhuma. Nós temos outros casos que estão sendo aprofundadas as participações deles ou não, como Angical, Cocal da Estação, mas confirmadas somente uma”, pontuou Willame Moraes.

“Neguim da Aparecida”

O delegado geral da Polícia Civil, Riedel Batista, destacou que o líder da quadrilha conhecido como “Neguim da Aparecida” possui diversas passagens pela polícia e era procurado em todo o Nordeste, inclusive, é acusado de ter matado um policial no estado da Bahia. “Ele é bastante perigoso. O “Neguim da Aparecida” já era procurado, principalmente, nos estados da Bahia e Pernambuco e era do município de Cabrobó-PE. Ele era o líder da organização criminosa, que atuava nos ataques a carros-fortes e nos roubos às agências bancárias. Com a prisão dessas pessoas e a morte dele, acreditamos que muitos casos serão solucionados”, revelou.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Delegado Geral Riedel BatistaDelegado Geral Riedel Batista

Logística da quadrilha

O secretário de Segurança Pública, Fábio Abreu, informou que um falso mototaxista dava apoio logístico aos membros da quadrilha em Teresina e ressaltou a atuação de policiais da Bahia para conseguir chegar até os envolvidos. “Eles são de fora, ficam aqui na nossa Capital, com o auxílio de pessoas aqui de Teresina. Então nós temos a prisão daquele indivíduo que fez toda a logística deles em termos de deslocamento e de compra de material, era um falso mototaxista. Então nós vamos apresentar como eles estavam realizando essas ações e retornando para Teresina. Eles buscaram essas residências que são afastadas do centro da cidade e locam essas casas muito facilmente. Estamos ainda com uma equipe da Bahia, que está dando apoio, principalmente, dos indivíduos que atuam lá e essa soma de informações gerou uma informação precisa de onde esse indivíduo ["Neguim da Aparecida"] estava. Então a integração é necessária, por isso que a gente tá conseguido avançar”, ressaltou.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.