Fechar
GP1

Piauí

Líderes se reúnem para discutir Plano de Desenvolvimento Regional

Sebrae promove encontro do Programa Líder hoje (17) e amanhã (18) em Parnaíba.

Teve início hoje (17) em Parnaíba o 7º Encontro do Programa Liderança para o Desenvolvimento Regional, Líder Planície Litorânea, no auditório da instituição em Parnaíba. O Líder é uma iniciativa do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae.

A pauta deste 7º encontro, que segue até amanhã (18), é Governança e Institucionalização. O foco é a conclusão do Plano Estratégico de Desenvolvimento Regional da Planície Litorânea, priorizando quatro eixos: Tecnologia e Inovação, Comercio e Serviços, Agroindústria, e Turismo.

Esse plano norteará as ações a serem realizadas para fazer acontecer a agenda de desenvolvimento definida anteriormente.

Na etapa inicial de construção da agenda foram definidos Visão, Missão e Valores do grupo. A Visão é ser referência em desenvolvimento regional sustentável até 2025. A Missão é promover o desenvolvimento socioeconômico da planície litorânea do Piauí, integrando as potencialidades econômicas de cada município. Já os Valores são comprometimento, respeito, determinação, ética, união, humildade, confiança e cooperação.

Durante o encontro, os facilitadores do Líder, Ângelo Roncalli e Vera Cutz, destacaram a importância da união do grupo para o sucesso e eficácia das ações. “Estamos num momento decisivo. Precisamos contar com o comprometimento e a união de todos, respeitando as diferenças individuais de cada um. O Sebrae aposta em vocês como protagonistas da transformação. Vamos focar nas ações para fazer o desenvolvimento acontecer nessa região”, pontuou Vera Cutz.

Participam dessa turma do Líder gestores públicos, empresários, representantes de entidades de classe e de organizações da sociedade civil, cuja missão é contribuir para a criação de um ambiente favorável ao desenvolvimento regional sustentável, por meio dos pequenos negócios.

“Cheguei no Líder com o pensamento de que o desenvolvimento depende do poder público. Que somente os governos podem resolver os problemas de uma cidade ou região. No programa pude ter a percepção de que nós podemos ser os agentes de transformação”, declarou Alex Lauriano, presidente da Dunas Livre, associação comunitária do município de Ilha Grande.

Outro participante do grupo Líder é Janiel Lira, piscicultor e secretário da Associação de Piscicultores EntreCaatinga, localizada no município de Caxingó. “No primeiro encontro do Líder pensei que estaria participando de mais um curso e não de um programa transformador. Hoje, vejo o Líder como uma excelente oportunidade de aprendizado e mais ainda como uma metodologia que realmente amplia a nossa visão de como podemos agir para gerar desenvolvimento”, comentou Lira.

Nessa etapa do programa, será definido também o grupo de ignição, que dará início à execução das ações, com mobilização de novas lideranças e também de parceiros estratégicos. Já o Plano de Desenvolvimento será apresentado de forma solene no dia 02 de abril, na conclusão da fase operacional do Líder Planície Litorânea.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.