Fechar
GP1

Polícia

Lindomar Castilho orienta PMs a seguir procedimentos padrões

“O que eu tenho dito aos policiais é que não acabem absorvendo o sentimento da sociedade”, afirmou.

Em entrevista ao GP1, na manhã desta quarta-feira (24), o comandante-geral da Polícia Militar do Piauí, coronel Lindomar Castilho, comentou sobre os dois casos de agressão policial ocorridas no Estado, que geraram grande repercussão e dividiram a opinião pública.

A priori, o chefe da corporação orientou os profissionais a seguirem os procedimentos padrões e a não tomarem atitudes que desvirtuem dos deveres de um policial militar. “O policial é formado para adotar procedimentos que são padrões nas ocorrências. Em qualquer caso, o policial dá a voz de prisão, faz a busca pessoal, chamar o reforço local, imobilizar, se for o caso, e apresentar ao delegado ou autoridade competente na Central de Flagrantes. Qualquer outra ação, o policial responde pelo ato”, pontuou.

  • Foto: Helio Alef/GP1Coronel Lindomar CastilhoCoronel Lindomar Castilho

O coronel Lindomar Castilho também destacou que o policial não deve absorver o ‘sentimento da sociedade’, visto que o profissional acaba sendo o mais prejudicado. “O que eu tenho dito aos policiais é que não acabem absorvendo o sentimento da sociedade. A comunidade clama pelo policial para que seja feito o que não é do dever dele. Mas, depois que passa o fato, a sociedade não aparece, e fica o policial respondendo sozinho o processo. E, ao final, ele está sozinho no julgamento, inclusive, pagando o advogado pelo próprio bolso”, completou.

Relembre os casos

Dois policiais militares, lotados no 12º Batalhão da Polícia Militar, foram flagrados agredindo um homem suspeito de furto dentro da Delegacia de Polícia Civil de Piripiri. A ação foi gravada e o vídeo gerou grande repercussão nas redes sociais. Após tomar conhecimento, o coronel Lindomar Castilho determinou que o comandante do batalhão do município apresentasse os PMs à Corregedoria para instauração de um inquérito policial.

A prisão administrativa disciplinar dos profissionais foi decretada no dia 10 de abril deste ano, após ter sido extrapolado o flagrante. O Ministério Público do Estado, na semana passada, denunciou os dois e um outro policial que também aparece no vídeo, visto que este último presenciou o fato e o teria omitido. Neste domingo (21), os PMs foram soltos, mas o inquérito ainda não foi concluído.

Já no último sábado (20), foi decretada a prisão cautelar administrativa de uma cabo da Polícia Militar do Estado, após a divulgação de um vídeo da profissional agredindo fisicamente um homem acusado de realizar vários furtos em uma papelaria situada no bairro Dirceu Arcoverde II, zona sudeste de Teresina.

O crime aconteceu no dia 17 de abril, quando o criminoso foi flagrado furtando produtos da papelaria pelo proprietário do estabelecimento. A policial foi acionada para se dirigir até o local, momento em que acabou se exaltando e agredindo o acusado com tapas.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.