Fechar
GP1

Mundo

Lutador iraniano Navid Afkari é executado, diz mídia estatal

O atleta foi condenado por esfaquear um segurança até a morte durante protestos antigovernamentais em 2018. Afkari disse que foi torturado para fazer uma confissão falsa.

O lutador campeão iraniano Navid Afkari foi executado depois de ser condenado por esfaquear um segurança até a morte durante protestos antigovernamentais em 2018, informou a mídia estatal neste sábado, 12.

Afkari foi executado "esta manhã, após procedimentos legais serem executados por insistência dos pais e da família da vítima", disse a mídia citando o chefe do departamento de justiça da província de Fars, no sul do país. O caso atraiu protestos internacionais.

  • Foto: Reprodução/TwitterLutador iraniano Navid Afkari é executado, diz mídia estatalLutador iraniano Navid Afkari é executado

Afkari disse que foi torturado para fazer uma confissão falsa, de acordo com sua família e ativistas, e seu advogado diz que não há provas de sua culpa.

O judiciário do Irã negou as acusações de tortura.

Um sindicato global que representa 85 mil atletas pediu na terça-feira, 8, a expulsão do Irã do esporte mundial se Afkari fosse executado.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, também pediu ao Irã neste mês que não execute o lutador.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.