Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Margarete Coelho: Weintraub 'está fazendo caridade com chapéu alheio'

Na semana passada, o ministro da Educação Abraham Weintraub afirmou que o corte de R$ 926 milhões do orçamento da Educação foi destinado para o pagamento de emendas parlamentares.

A deputada federal Margarete Coelho (Progressistas) esteve reunida, na manhã desta segunda-feira (19), com o reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Arimatéia Dantas, e outros parlamentares federais para discutir sobre a destinação de emendas para a instituição.

Na semana passada, o ministro da Educação Abraham Weintraub afirmou que o corte de R$ 926 milhões do orçamento da Educação foi destinado para o pagamento de emendas parlamentares.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Margarete CoelhoMargarete Coelho

Sobre essa declaração, Margarete disse que o ministro "está fazendo caridade com o chapéu alheio. Os deputados têm total liberdade para indicar as emendas e, inclusive, não há hoje uma legislação que obrigue a direcionar [emenda] a essa ou outra finalidade. Agora, obviamente que a bancada do Piauí tem todo o interesse, todo o empenho e responsabilidade sobre o que acontece com a pesquisa do Brasil”.

“A Universidade Federal do Piauí, na própria apresentação que o ministro fez na Câmara em audiência pública é uma das que tem melhor custo-benefício, é a que mais faz mais com menos recursos. Que gasta com mais qualidade”, destacou.

A deputada defendeu a utilização de critério para a realização dos crotes. “Acho que deveria ter, pelo menos, se nenhum outro critério fosse obedecido, o critério da meritocracia. A Universidade Federal do Piauí foi a que foi utilizada como exemplo de boa gestão, de gestão profícua, de planejamento bem executado. Então, não podemos admitir uma Universidade que tem esse nível de excelência, que se destaca no Brasil, que tem uma gestão financeira e administrativa tão bem orientada, que tenha cortes”.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Bancada federal discute destinação de emendas para a UFPI

Arimatéia Dantas espera conseguir desbloqueio das verbas da UFPI

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.