Fechar
GP1

Parnaíba - Piauí

Médica explica caso de reinfecção de covid-19 na cidade de Parnaíba

Conforme boletim divulgado pela Secretaria de Saúde de Parnaíba, a paciente em questão iniciou o primeiro tratamento no dia 27 de abril, teve alta no dia 10 de maio e voltou a testar positivo

Em um vídeo divulgado nas redes sociais, a médica infectologista Renata Paula Lima Brandão falou sobre o primeiro caso de reinfecção por covid-19 no Piauí. Conforme boletim divulgado pela Secretaria de Saúde de Parnaíba, a paciente em questão iniciou o primeiro tratamento no dia 27 de abril, teve alta no dia 10 de maio e voltou a testar positivo na terça-feira (2).

A médica explicou que algumas pessoas, embora tenham sido infectadas com a doença, não conseguem adquirir defesa e podem ficar suscetíveis a uma nova infecção. Possíveis motivos de reinfecção ainda não foram confirmados pela ciência.

“Alguns pacientes que apresentam sintomas e além de sintomas apresentam o exame laboratorial positivo, mais adiante não conseguem desenvolver o exército de IGG [anticorpos], ficando teoricamente ainda sensíveis à doença. É muito importante que a gente compreenda que existe uma forma de imunidade que ainda não temos a percepção total, essa imunidade faria com que alguns pacientes, mesmo que não tenham IGG, reexpostos não tenham novamente a doença, entretanto ainda existem brechas para explicações científicas”, afirmou.

O caso de reinfecção de Parnaíba, ainda de acordo com a médica, deverá ser analisado cientificamente pela Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar). A paciente que foi infectada com a covid-19 pela segunda vez está realizando tratamento em casa.

“Esse caso em específico de Parnaíba deve ser avaliado cientificamente, acredito que a UFDPar vá ser parceira nesta avaliação laboratorial e esse caso já foi comunicado para a Secretaria de Saúde e a gente espera que os órgãos governamentais do Ministério e do Governo do Estado debrucem sobre o caso para que a gente possa entender melhor. O mais importante é que a paciente em questão, apesar de ter sintomas e PCR positivo, apresenta-se bem, estável, em casa e que se Deus quiser tudo acontecerá da forma de antes e liberada daqui a alguns dias”, finalizou.

NOTÍCIA RELACIONADA

Parnaíba é a 1ª cidade do Piauí a registrar caso de reinfecção pela covid-19

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.