Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Médico e economista são eleitos membros da Academia Piauiense de Letras

A disputa para a cadeira 24 foi para segundo turno, que acontecerá dia 09 de fevereiro de 2019.

Os novos membros imortais da Academia Piauiense de Letras foram eleitos na manhã deste sábado (1º). Eles irão ocupar as cadeiras que pertenceram a Paulo Freitas, Herculano Moraes e Raimundo Santana.

Para a cadeira 18 foi eleito o médico Itamar Abreu Costa e para a cadeira 32 o economista Felipe Mendes. Já a disputa para a cadeira 24 foi para o segundo turno. Os candidatos, Moisés Reis e Plínio Macedo conseguiram a maioria dos votos, mas nenhum dos dois atingiu os 19 votos necessários para se elegerem. O segundo turno está marcado para o dia 09 de fevereiro de 2019.

  • Foto: Divulgação/AscomEleições da Academia Piauiense de Letras Eleições da Academia Piauiense de Letras

A comissão eleitoral foi presidida pelo acadêmico Fonseca Neto, e dos 37 acadêmicos aptos a votar apenas três se abstiveram. Aqueles que moram fora do estado enviaram as cédulas preenchidas via correios. Os que moram em Teresina compareceram até a sede da instituição e depositaram os votos na urna. A votação foi encerrada às 11h e a comissão eleitoral se reuniu para a apuração. O resultado foi proclamado às 11h30. Os vencedores foram avisados e se dirigiram até a APL para serem felicitados.

"Estamos encerrando o ano do centenário da Academia com a eleição que nos permitiu ocupar duas das três cadeiras que estavam vazias. Isso nos orgulha porque somos uma instituição que tem como preceito sempre continuar o trabalho de incentivar e fomentar a literatura e a arte. A ideia de imortalidade é justamente essa de continuidade, de substituição dos seus membros que falecem. Seguimos o mesmo princípio dos Imortais persas, o batalhão de soldados que era recomposto quando seus soldados morriam", afirmou Nelson Nery Costa, presidente da APL.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.