Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Médicos afirmam que vão continuar na diretoria da Unimed Teresina

Os médicos ainda explicam que não consideram a decisão legal, pois estaria infringindo o Estatuto da Cooperativa Unimed Teresina e afirmam vão continuar na diretoria.

Os médicos Leonardo Eulálio de Araújo Lima e Luiz Edson dos Santos Costa encaminharam ao GP1 nota de esclarecimento referente à matéria “Diretoria da Unimed Teresina é destituída após Assembleia Geral” publicada nesta terça-feira (21). Leonardo Eulálio era o presidente e Luiz Edson o vice-presidente da diretoria que foi destituída.

Ele afirma que a decisão foi tomada por pessoas descompromissadas com a Unimed e que eles foram eleitos por 80% de todos os médicos da cooperativa. Os médicos explicam que não irão aceitar a decisão e que vão recorrer ao poder judiciário para resolver essa situação.

  • Foto: Marcelo Cardoso/GP1 Unimed Teresina Piauí Unimed Teresina Piauí

“Em nome de toda a imensa maioria dos cooperados que elegeram a atual diretoria e ao Conselho de Administração, é que declaramos, com a plena convicção, que não arredaremos da luta e tampouco nos deixaremos pautar por qualquer atitude inconsequente que seja dessa minoria, a qual oportunamente, ainda terá que responder por seus atos perante o Poder Judiciário”, diz a nota.

Os médicos ainda explicam que não consideram a decisão legal, pois estaria infringindo o Estatuto da Cooperativa Unimed Teresina e afirmam vão continuar na diretoria. “Até que haja pronunciamento judicial a respeito, continuaremos legitimamente e legalmente à frente da Unimed Teresina, como diretores e membros do Conselho, cargos para os quais fomos democraticamente eleitos”, afirmam os médicos na nota de esclarecimento.

Confira a nota na íntegra:

  • Foto: DivulgaçãoNota de esclarecimento da diretoria da UnimedNota de esclarecimento da diretoria da Unimed

Entenda o caso

Médicos cooperados ao Grupo Unimed em Teresina, que compõe o plano de Saúde Unimed e os Hospitais Unimed Ilhotas e Unimed Primavera, acusam a diretoria executiva do grupo de diversas irregularidades, como malversação dos recursos da cooperativa

Dentre as irregularidades apontadas estão: superfaturamento de reforma, aquisição de terrenos com preço acima do valor de mercado, credenciamento de clínica sem médico cooperado integrado ao seu quadro, descapitalização da receita líquida aplicada em banco e o lançamento de um relatório de gestão com dados mascarados.

No dia 20 de janeiro deste ano, o Conselho Fiscal da Unimed realizou uma Assembleia Geral Extraordinária com o objetivo de mostrar algumas situações em que a diretoria executiva gerenciou mal a compra do hospital Unimed Primavera, em relação aos seus terrenos, e em relação a contratação de empresa pra fazer a reforma e ampliação.

Durante a assembleia, os cooperados votaram pelo afastamento da atual diretoria constituída pelo presidente Leonardo Eulálio, vice Luis Edson e o Superintendente Hiram. A votação foi de 97 votos a favor e 4 contra. No mesmo dia também foi votado pela constituição de um processo interno, dentro da Unimed.

Após o afastamento, na noite desta segunda-feira, 20 de fevereiro, foi realizada uma Assembleia Geral Extraordinária pelo Conselho Fiscal da Unimed Teresina-Cooperativa de Trabalho Médico para a destituição definitiva da diretoria executiva. Por votação, 122 médicos foram a favor da destituição, sendo que dois médicos foram contra e três preferiram não se manifestar.

Logo depois foi feita uma eleição para escolha da nova diretoria executiva provisória que por um período de 30 dias será responsável por conduzir o processo eleitoral para a escolha de uma diretoria definitiva que terá mandato até março de 2018. Foram eleitos para a diretoria provisória o médico Benício Sampaio, como presidente, José Augusto como vice-presidente e Aurimar Bezerra como superintendente.

No mesmo dia da Assembleia, o juiz de direito da 6ª Vara Cível de Teresina, Édison Rogério Leitão Rodrigues, negou pedido de concessão de liminar impetrada por Leonardo Eulálio e Luiz Edson, que queriam tornar sem efeito as deliberações tomadas na AGE realizada no dia 20 de janeiro, na qual eles foram afastados provisoriamente dos seus respectivos cargos.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.