Fechar
GP1

Brasil

Megaoperação prende 80 pessoas por pedofilia no DF e 24 estados

Criminosos estão sendo presos em flagrante pela posse de material que revela exploração sexual de crianças e adolescentes.

Pelo menos 1,1 mil policiais civis de 24 Estados brasileiros e do Distrito Federal estão realizando uma megaoperação nas ruas nesta sexta-feira (20), contra a pedofilia.

A operação batizada de “Luz na Infância” é resultado de uma investigação de seis meses coordenada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça, em parceria com secretarias de segurança regionais, polícias civis e a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil.

Segundo o Estadão, a Senasp informou por meio de nota, que essa é uma das maiores operações na área já realizadas no mundo. Até em torno das 10h da manhã, pelo menos 80 pessoas já haviam sido presas em flagrante pela posse de material pornográfico que evidencia exploração sexual de crianças e adolescentes.

  • Foto: Divulgação/PC-RS/TwitterOperação da Polícia Civil contra a pedofiliaOperação da Polícia Civil contra a pedofilia

Estão sendo cumpridos mandados de busca e apreensão, que levam às prisões em flagrantes. O nome da operação é uma referência à 'deepweb' ou 'web obscura', ambiente online onde pedófilos costumam compartilhar materiais. Conforme o Ministério da Justiça, o nome sugere o teor bárbaro e nefasto dos crimes contra a dignidade sexual de crianças e adolescentes.

"A internet facilita esse tipo de conduta criminosa e, via de regra, os criminosos agem nas sombras e guetos da rede mundial de computadores. Luz na Infância significa propiciar às vítimas o resgate da dignidade, bem como tirar esses criminosos da escuridão para que sejam julgados à luz da Justiça", diz a nota divulgada.

No Estado de São Paulo, foram apreendidos computadores, celulares, câmeras, discos rígidos e outros equipamentos. Até às 10h da manhã, pelo menos 24 pessoas já haviam sido presas no estado paulista, nove no Rio Grande do Sul, cinco no Distrito Federal e três em Goiás.

O GP1 entrou em contato com a Secretaria de Segurança Pública do Estado, que informou que não há diligências sobre a operação Luz na Infância no Piauí.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.