Fechar
GP1

Mundo

Meninos presos em caverna da Tailândia enviam cartas aos pais

O treinador escreveu uma carta pedindo desculpas aos pais dos garotos.

O treinador de futebol preso há duas semanas em uma caverna na Tailândia com 12 garotos pediu desculpas a seus pais na primeira carta que o grupo enviou por meio de mergulhadores. Os meninos também escreveram dizendo que estão bem e com saudade das famílias.

"Para os pais de todas as crianças, elas estão bem, a equipe está cuidando bem de nós. Eu prometo que vou cuidar das crianças da melhor forma possível. Quero agradecer por todo o apoio e quero pedir desculpas aos pais", disse o treinador Ekkapol Chantawong, de 25 anos.

  • Foto: Marinha da Tailândia/Reprodução/FacebookMeninos presos na Caverna mandaram cartas aos paisMeninos presos na Caverna mandaram cartas aos pais

Um dos garotos disse: "Eu estou bem, está um pouco frio, mas não se preocupe. Não se esqueça de marcar a minha festa de aniversário"

Outro, identificado como Tun, escreveu: "Mamãe e papai, por favor, não se preocupem, estou bem. Diga a Yod (provavelmente o nome de algum parente) para se preparar para me levar para comer frango frito. Com amor".

As equipes de resgate dizem que ainda não tentarão retirar o grupo porque os meninos seguem adquirindo habilidades de mergulho. Mas a volta da chuva pode levar à decisão de antecipar o resgate.

O grupo foi surpreendido por uma tempestade e ficou preso na caverna durante uma excursão às galerias subterrâneas no norte da Tailândia.

Desaparecimento

Os meninos e o treinador de futebol sumiram no dia 23 de junho após um treino. Eles entraram na caverna Tham Luang, no distrito de Mae Sai, perto da fronteira com Mianmar, para se proteger da chuva. A entrada da caverna foi inundada e eles ficaram presos, num trecho de difícil acesso.

Os meninos tem entre 11 e 16 anos. Várias equipes de busca realizaram intenso trabalho para encontrar o grupo. Eles foram achados no dia 2 de julho.

Mergulhador morre

  • Foto: Reprodução/Facebook/Saman KunanSaman KunanSaman Kunan

Um ex-mergulhador da Marinha da Tailândia, que se juntou voluntariamente à operação de resgate dos 12 garotos e seu treinador de futebol presos em uma caverna alagada no norte do país, morreu às 2 horas desta sexta-feira, 5 (horário local) por falta de oxigênio enquanto estava voltando para o centro de comando, após levar suprimentos, anunciou a Marinha. Segundo informações, Saman Kunan perdeu a consciência e chegou a ser socorrido por um companheiro, mas não resistiu.

Resgate

Participam da operação de resgate no complexo de cavernas Tham Luang Nang Non dezenas de membros da Marinha tailandesa, além de especialistas de vários países que tentam encontrar meios de retirar os meninos em segurança.

Entre as opções de resgate está a de trazer o grupo com a utilização de equipamento de mergulho. Mas até mesmo para os mergulhadores experimentados, a tarefa é árdua.

O estado de saúde dos meninos presos em uma caverna é um obstáculo para o resgate planejado, com equipamento de mergulho. Uma avaliação médica dos garotos de 11 a 16 anos e do treinador do time de futebol, de 25 anos, concluiu que é perigosa a retirada do grupo, debilitado fisicamente pelos dias que ficaram sem se alimentar. Nenhum deles sabe nadar.

Em uma entrevista coletiva nesta quinta-feira, o governador da Província de Chiang Rai, Narongsak Osotthanakorn, disse que as equipes de resgate e mergulhadores correm para tentar bombear água suficiente para fora da caverna, para que os adolescentes possam sair com segurança.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.