Fechar
GP1

Economia e Negócios

Mercado financeiro reduz estimativa de inflação para 2017

Expectativa é de inflação em 4,4% e alta do PIB de 0,43%.

O Banco Central divulgou nesta segunda-feira (24), relatório de mercado que aponta que os economistas estimam um comportamento melhor para a inflação neste ano e, também uma alta maior do Produto Interno Bruto (PIB) em 2017.

Para o comportamento do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em 2017, a "inflação oficial" do país, o mercado baixou sua previsão de 4,06% para 4,04%. Foi a sétima redução seguida do indicador.

Com isso, manteve a expectativa de que a inflação deste ano ficará abaixo da meta central, que é de 4,5%. A meta de inflação é fixada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) e deve ser perseguida pelo Banco Central, que para isso eleva ou reduz a taxa de juros (Selic).

  • Foto: Marcelo Cardoso/GP1 Supermercado CarvalhoSupermercado

De acordo com informações do G1, para 2018, a previsão do mercado financeiro para a inflação recuou de 4,39% para 4,32%. O índice está abaixo da meta central de inflação para o período (4,5%) e também do teto de 6% fixado para o ano que vem.

Juros:

A previsão para a taxa básica de juros da economia, a Selic, se manteve m 8,5% ao ano no fechamento de 2017. Ou seja, os analistas continuam estimando novas reduções de juros neste ano.  Para o fechamento de 2018, a estimativa dos economistas dos bancos para a taxa Selic continuou em 8,5% ao ano. Com isso, estimaram que os juros ficarão estáveis no ano que vem.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.