Fechar
GP1

Brasil

Metade dos brasileiros só tem ensino fundamental, diz IBGE

O levantamento mostra que 11,8 milhões de brasileiros são analfabetos.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta quinta-feira (21) dados sobre educação na Pnad Contínua, que mostra que metade dos brasileiros adultos não frequentaram a escola além do ensino fundamental. O levantamento mostra que 11,8 milhões de brasileiros são analfabetos.

Em 2016, 51% da população brasileira de 25 anos ou mais possuía ensino fundamental completo; 26,3% tinha o ensino médio completo e apenas 15,3% tinha o ensino superior completo.

  • Foto: DivulgaçãoMetade dos brasileiros só tem ensino fundamental, diz IBGEMetade dos brasileiros só tem ensino fundamental, diz IBGE

O número médio de anos estudados para pessoas deixa faixa etária foi de 8 anos, mas no Nordeste, a média era de apenas 6,7 anos. A diferença também foi considerável com relação à cor ou raça: enquanto as pessoas bancas tinham média de 9 anos de estudo, as pretas e pardas tinham apenas 7,1 anos.

“As pessoas brancas historicamente sempre tiveram mais acesso a educação. O rendimento das pessoas brancas é historicamente muito maior, então eles acabam tendo mais oportunidade”, explicou Helena Monteiro, analista da Coordenação de Trabalho e Rendimento do IBGE.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.