Fechar
GP1

Piauí

MG decreta situação de emergência por surto de febre amarela

O número de mortes no estado já chega a 19. Veja quem pode e quem não deve se vacinar.

O governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT), decretou situação de emergência no estado por conta de um surto de febre amarela que atingiu 94 cidades. A medida foi publicada neste sábado (20) no Diário Oficial do estado e deve durar 180 dias.

O número de mortos por causa da doença no estado já chega a 19. O decreto autoriza que o estado não precisa de fazer licitação para “aquisição pública de insumos e materiais e a contratação de serviços estritamente necessários ao atendimento da situação emergencial”.

  • Foto: DivulgaçãoVacina contra febre amarelaVacina contra febre amarela

Vacinação

O Ministério da Saúde recomenda que a vacinação seja feita em crianças a partir de 9 meses de idade. Em casos de crianças que moram em áreas de risco, a idade baixa para 6 meses. A vacina está disponível em Unidades Básicas de Saúde (UBS), mas também pode ser tomada em clínicas particulares a um custo médio de R$ 250.

Dúvidas sobre a vacina

Crianças com menos de seis meses não devem ser vacinadas de maneira nenhuma. Mães que amamentam crianças dessa faixa etária também são proibidas de serem vacinadas. Gestantes, pacientes em tratamento quimioterápico, radioterápico, com aids ou pessoas que tomam corticoides em doses elevadas ou que tem alergia a ovo não devem se vacinar.

Desde o início de 2017, o Brasil segue orientações da Organização Mundial de Saúde, que recomenda uma única dose. Estudos científicos mostram que uma única dose é suficiente para o organismo se proteger o resto da vida.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.