Fechar
GP1

Saúde

Ministério da Saúde alerta para surto de dengue no Piauí neste ano

Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil registrou 1.544.987 de casos de dengue em 2019, com 782 mortes.

O Ministério da Saúde informou nessa quarta-feira (15) que 11 estados brasileiros poderão ter surto de dengue neste ano, entre eles o Piauí. O surto deve ser iniciado a partir do mês de março.

Entre os 11 estados que devem ser afetados estão todos do Nordeste, e ainda o Espírito Santo e Rio de Janeiro. Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil registrou 1.544.987 de casos de dengue em 2019, com 782 mortes, o que representou um aumento de 488% em relação ao ano de 2018.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Campanha contra a dengueCampanha contra a dengue

Ao G1, o porta-voz do Ministério da Saúde, Roberto Said, afirmou que “a dengue é uma doença sazonal e o quadro é dinâmico e pode mudar em pouco tempo, mas, no momento, os nove estados do Nordeste e as regiões do Sudeste com grande contingente populacional pouco afetadas em 2019 estão no nosso alerta”.

Said informou que a dengue é transmitida por quatro sorotipos do vírus e todos eles estão em circulação no Brasil. A intensidade de circulação de cada sorotipo fica se alternado com o tempo. No final do ano de 2018 a região sudeste foi afetada pelo sorotipo 2, o que fez a região registrar em 2019 cerca de 77% dos casos de dengue do país, sendo que 67% dos óbitos ocorreram apenas em São Paulo, Minas Gerais e Goiás. Said acredita que esse tipo de vírus deve se espalhar em 2020.

"O sorotipo 2, que já é um tipo mais virulento que os outros, foi ganhando força conforme foi infectando novos pacientes nesses estados. Agora, ele está circulando por mais áreas. Por isso, para 2020, é esperado aumento dos casos de dengue justamente nos estados que não foram tão afetados pelo sorotipo em 2019, como o Rio de Janeiro e Espírito Santo", explicou o porta-voz do ministério.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.