Fechar
GP1

Saúde

Ministério da Saúde atrasa ações de combate ao Aedes aegypti

Marcelo Castro anunciou entrega de 500 mil kits de detecção de doenças causadas pelo mosquito, mas não cumpriu.

O Ministério da Saúde está com dificuldades para cumprir os prazos estipulados para a execução de ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti e as doenças causadas por ele, como Zika, dengue e chikungunya. O ministro Marcelo Castro havia anunciado a entrega de 500 mil kits de detecção simultânea das doenças e a vistoria em todos os domicílios brasileiros.

Os testes que eram para ser entregues em fevereiro, foram adiados para março e novamente não aconteceu. Em entrevista ao ‘Globo’, o governo federal informou que os kits devem estar disponíveis ainda este semestre na rede pública de saúde.

No entanto, o órgão ressaltou que o primeiro lote com 50 mil unidades foram encaminhadas para validação no Instituto Evandro Chagas (Pará) e ainda precisa ser registrado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Imagem: DivulgaçãoMarcelo Castro(Imagem:Divulgação)Marcelo Castro
Também foi prometido no final do ano passado que agentes de saúde fariam vistorias até o dia 31 de janeiro de 2016 todas as moradias do país. O prazo foi prorrogado para o final de fevereiro e após o término do mês, apenas 71,97% das residências tinham sido visitadas.

Marcelo Castro justificou que o aumento do número de domicílios subiu de 49 para 67,1 milhões e reiterou que as inspeções já foram feitas em 88,8% das casas, incluindo imóveis fechados.

Assistência às crianças com microcefalia
No dia 14 de dezembro de 2015, o Ministério da Saúde lançou um protocolo de assistência às crianças com microcefalia (malformação cerebral em bebês que podem está associada à infecção por Zika). No anúncio foi assegurado que seriam disponibilizados aparelhos de Potencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico (Peate) para 737 maternidades, para detectar se a criança apresenta surdez congênita. Cada equipamento custa 35 mil reais, de acordo com o ‘Globo’.

Além disso, foi divulgado também na mesma data, a distribuição de testes rápidos de gravidez com investimento previsto de até R$ 6 milhões, porém sem prazos. No dia 07 de março, uma portaria foi publicada no Diário Oficial da União com a liberação de R$ 4,8 milhões para os municípios obterem cerca de 8,7 milhões de kits.
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.